jan

Farmacêuticos ajudam atingidos pelas enchentes

A situação das famílias atingidas pelas chuvas e deslizamentos registrados em SC no final de 2008 despertou a solidariedade dos farmacêuticos e de organizações representativas da categoria. A campanha do SINDFAR e do CRF/SC em favor dos desabrigados arrecadou R$ 5.510. A maior parte desse valor foi doado pela Fenafar. O valor foi repassado à Defesa Civil Estadual e incorporado ao Auxílio Reação, fundo destinado às famílias cadastradas no Departamento Estadual de Defesa Civil.

A tragédia atingiu mais de 2 milhões de catarinenses e matou 135 pessoas. A grande maioria foi vítima de soterramento, que desalojou e desabrigou 78 mil. Em relatório recente, a Defesa Civil estima que 2,4 mil famílias continuam desabrigadas e 3,6 mil permanecem desalojadas nos municípios afetados. Dos R$ 360 milhões enviados pelo Governo Federal, R$ 45 milhões foram destinados à Defesa Civil Estadual. As doações de pessoas físicas e jurídicas ao Fundo Estadual de Defesa Civil chegaram a R$ 36 milhões. O valor foi distribuído no atendimento à população para a compra de terrenos.

A Defesa Civil Estadual calcula que um terço do território catarinense foi atingido pelas chuvas: 63 municípios decretaram Situação de Emergência e outros 14 declararam Estado de Calamidade Pública. Mais de 23 rodovias estaduais sofreram danos, além de outras estradas federais. Turismo, indústria, agropecuária, pequenas e microempresas, comércio e outras atividades econômicas foram prejudicadas.

Assessoria de Comunicação – SindFar