abr

Farmacêuticos da indústria responderão por medicamentos durante todo o prazo de validade

Uma atualização da Resolução nº 584 pelo Conselho Federal de Farmácia alterou determinações para o exercício da atividade do/a farmacêutico/a responsável técnico nas indústrias. De acordo com as novas regras, publicadas no Diário Oficial do dia 01 de abril, o/a profissional passa a ser responsável pelos medicamentos que tenha fabricado ao longo de todo o prazo de validade do produto, mesmo que não atue mais na empresa fabricante.

Também de acordo com as alterações, o profissional farmacêutico também deve participar do processo de recolhimento de produtos quando houver determinação para realização deste procedimento.

A nova redação da resolução é resultado de propostas apresentadas por um Grupo de Trabalho que tratou especificamente do tema. “A responsabilidade técnica deve ser assumida em todas as etapas do ciclo de vida de cada lote do produto”, defende o presidente do CFF, Walter Jorge João.

Saiba mais sobre as mudanças no site do CFF e confira o novo texto da Resolução nº 584 publicada no DOU – Parte 01 e DOU – Parte 2.