jan

Farmacêuticos debatem descarte de medicamentos no Fórum Social Mundial Temático 2012

Entre os dias 24 a 29 de janeiro, Porto Alegre receberá o Fórum Social Temático 2012. Já há mais de 400 atividades autogestionárias inscritas e estão confirmadas a presença de 300 convidados nacionais e internacionais, entre intelectuais, líderes de movimentos sociais, ativistas das causas ambientais, trabalhistas, indígenas e de direitos humanos. A Federação Nacional dos Farmacêuticos agendou para este FSM a discussão sobre um assunto da maior importância para o desenvolvimento sustentável: O que fazer com os resíduos químicos do mundo?

O que fazer com os medicamentos vencidos? Esta é uma dúvida recorrente de todas as pessoas. Jogar fora? Aonde? Na pia? E por que venceu ou ficou guardado dentro do armário? Além dos medicamentos, um grande problema ambiental é o que fazer com os mais variados resíduos químicos gerados pela indústria? Atualmente não é possível estabelecer uma regra geral para a disposição final da substância química, sob a forma de resíduo, bem como os impactos que pode causar ao meio ambiente. Mas, certamente vários estudos estão em desenvolvimento buscando garantir a transformação do resíduo, talvez até água e gás carbônico, de forma a avançar para alternativas mais seguras ao meio ambiente.

Este assunto vem sendo debatido há alguns anos por várias entidades do movimento social e órgãos públicos. No Brasil, em agosto de 2010, foi publicada a Lei 12305 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre o seu gerenciamento, neles incluídos os resíduos químicos.

A Fenafar tem participado intensamente dessa discussão, e levará essa reflexão ao FSM Temático 2012, numa atividade que acontecerá no dia 26 de janeiro, a partir das 14h. O local ainda está sendo definido pela organização do FSM.

Venha participar conosco! Vamos juntos construir um futuro saudável ainda melhor para todos! AGENDE-SE! PARA DIA 26 DE JANEIRO DE 2012 ÀS 14H! Em breve divulgaremos o local.

Sobre o FSM 2012

Estão confirmados, por exemplo, nomes como Boaventura de Sousa Santos, Ignacio Ramonet, José Graziano e João Pedro Stédile, entre outros. No dia 25 de janeiro, o Fórum Social Temático 2012 abrigará uma mesa de cúpula reunindo os presidentes de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Paralelamente a essas atividades, ocorrerão vários outros eventos, entre eles o Fórum Mundial de Educação e Fórum Mundial da Saúde e Seguridade Social. Os quatro municípios que recebem o encontro (Porto Alegre, Canos, Novo Hamburgo e São Leopoldo terão eventos culturais, feiras de economia solidária e praças de alimentação.

Em Porto Alegre, o Acampamento Intercontinental da Juventude instalará suas barracas mais uma vez, no Parque Harmonia. Na programação cultural, estão confirmados shows de Gilberto Gil, Manu Chao, Fito Paez, Leci Brandão, Martnália, entre outros. Além desses shows, estão programadas mostras de cinema, espetáculos de teatro de rua e apresentações circenses.

O tema central de debates do FST 2012 será a crise capitalista e os caminhos para a justiça social e ambiental. Além disso, o Fórum pretende ser um espaço para a formulação de propostas para a Cúpula dos Povos, que ocorrerá em junho de 2012 no Rio de Janeiro, paralelamente à reunião de cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

Fonte: Fenafar