out

Farmacêuticos fazem apitaço em SP por salários dignos

Farmacêuticos e estudantes de farmácia ocuparam nesta segunda-feira, 17/10, o centro de São Paulo para exigir salários mais dignos. A mobilização, liderada pelo Sindicato dos Farmacêuticos de São Paulo, contou com o apoio da Fenafar e da CTB. A manifestação começou às 13 horas com a concentração de profissionais e estudantes na rua Barão de Itapetininga. Com faixas, bandeiras e balões os farmacêuticos e estudantes distribuiram panfletos informativos para a população, denunciando o atual cenário de desvalorização que atinge os farmacêuticos que atuam em farmácias e drogarias.

Depois da concentração, os manifestantes saíram em passeata pelas ruas do centro, fazendo um apitaço por salários mais dignos.

Negociação salarial
O Sinfar apresentou uma pauta de reivindicações na negociação salarial com o Sincofarma-SP e Sincamesp, que exige um reajuste salarial de 10%, piso salarial de R$ 2.500,00 e vale refeição de R$ 15,00 por dia. O sindicato patronal ofereceu apenas um reajuste de 8%, recusado em assembleia do sindicato.

Conforme afirmou o presidente do Sindicato dos Farmacêuticos, Paulo Teixeira, em entrevista à Fenafar, os farmacêuticos não toleram mais a falta de valorização do seu trabalho. O profissional na maioria das vezes não encontra condições de trabalho condizentes, acumula inúmeras tarefas dentro dos estabelecimentos e ganha salários menores que os dos gerentes.

A Fenafar, que tem entre suas ações prioritárias a campanha Farmácia Estabelecimento de Saúde, apoia a luta do Sinfar que é mais do que uma reivindicação salarial, é parte da jornada para fazer da farmácia e do farmacêutico que nela atua agentes de saúde e, portanto, terem condições de trabalho e salários adequados com esta finalidade.

Da redação/Fenafar