maio

Farmacêuticos hospitalares organizam-se em Santa Catarina

O I Fórum Catarinense de Serviços em Farmácia Hospitalar começou a escrever um novo capítulo na história dos farmacêuticos que atuam nos hospitais do Estado. Através de troca de experiências e da criação de uma comissão específica no CRF/SC e de uma seccional da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAF-SC), abrem-se oportunidades para debater e melhorar a condição do profissional.  “Este fórum é um grande sinal de esperança. Esperamos que o dia de hoje marque o início de uma nova era no processo de organização dos farmacêuticos que atuam dentro dos hospitais”, afirmou a diretora do SindFar Karina Luckmann, que prestigiou a abertura do evento no dia 23 de maio no auditório da biblioteca da Furb, em Blumenau.

Em sua intervenção, a diretora lembrou que neste ano completam-se duas décadas de fechamento da convenção coletiva entre o SindFar e o patronal dos hospitais catarinenses. A iniciativa do SindFar, em 1994, procurava prever as necessidades específicas dos farmacêuticos hospitalares, como plantões e escalas de trabalho diferenciadas. “Dentro dos hospitais, os farmacêuticos tem o privilégio de fazer reconhecer a importância da nossa categoria nas equipes multidisciplinares de saúde, mas também enfrentam desafios completamente diferentes dos outros setores: é preciso acumular conhecimento técnico, clínico e até administrativo”, observou.

Ao longo destes anos, as negociações conquistaram alguns avanços. Um deles foi o patamar salarial diferenciado para os profissionais especializados na complexa área hospitalar. Outro, conquistado durante a campanha salarial 2014/2015, foi a proteção dos colegas trabalham nos laboratórios dentro dos hospitais, que passarão a receber o piso dos laboratórios. Até então, estes colegas não eram enquadrados pelos patrões nem na convenção dos farmacêuticos hospitalares, nem nas dos laboratoriais, restando-lhe a convenção generalista dos demais funcionários do hospital (a chamada “categoria preponderante”).

No entanto, o piso nos hospitais continua sendo um dos mais baixos do Estado. “Há muito a avançar, e só faremos isso mobilizando dos colegas que atuam nos hospitais para que se organizem, unam-se e tragam para o sindicato a realidade que enfrentam dentro dos hospitais”, disse a diretora. “O sindicato tem as portas abertas para receber as demandas da categoria e formular soluções. Espero rever estes rostos aqui presentes nas assembleias do SindFar”, acrescentou.

Durante o evento, o CRF/SC divulgou os nomes dos farmacêuticos que comporão a sua Comissão de Farmácia Hospitalar. Os profissionais Júnior André da Rosa (HU/UFSC); Andiara Neuwiem (Hospital Santa Catarina – Blumenau), Márcia Manfredi (docente do curso de Farmácia da FURB), Luiz Henrique Costa (conselheiro do CRF-SC e coordenador geral de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde), e Noemia Liege Bernardo (docente do curso de Farmácia da Univali) comporão o núcleo, que pretende realizar um diagnóstico do setor em Santa Catarina e propor uma política para qualificação e inclusão dos serviços farmacêuticos hospitalares no estado. A farmacêutica Andiara Neuwiem também presidirá a regional catarinense da Sbrafh.

O evento foi promovido pelo CRF/SC e tem o apoio do SindFar, Furb e Ministério da Saúde.

(FOTOS CRF/SC)