maio

Farmacêuticos levam luta por valorização salarial para a rua em Florianópolis

Em mais uma ação da Campanha Salarial 2014/2015, a categoria farmacêutica marcou o Dia do Uso Racional de Medicamentos (05 de maio) com ato público no centro de Florianópolis. Numa manifestação como há anos não acontecia em Santa Catarina, os colegas deixaram seus afazeres por alguns instantes nesta segunda-feira, entre o meio-dia e as 13 horas, para informar a população sobre o papel do farmacêutico no sistema de saúde e visibilizar a luta da categoria por valorização salarial.

O ato foi proposto durante as assembleias da categoria realizadas nas últimas duas semanas para avaliar as propostas dos patronais. Em frente à catedral da capital, profissionais que atuam em farmácias, drogarias, hospitais e laboratórios seguraram faixas e cartazes, para divulgar a campanha salarial e as campanhas nacionais pela redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais e pela instauração do piso nacional para a categoria. A faixa principal procurava sensibilizar os sindicatos patronais para que reabram as negociações e elevem a proposta de reajuste. Durante as negociações com o SindFar, os representantes dos sindicatos patronais do comércio e distribuidoras ofereceram 6% de reajuste, enquanto os dos laboratórios e hospitais dispuseram-se a conceder aos farmacêuticos apenas o equivalente à variação do INPC (5,38%) (saiba mais aqui). Pelas redes sociais, diversos colegas trocaram suas fotos de perfil pela imagem da campanha, mostrando a mobilização virtual da categoria por mais valorização.

Do microfone, o diretor do SindFar e presidente da Fenafar Ronald Ferreira dos Santos explicou à população que o farmacêutico é o profissional da saúde que está mais perto da população e a principal autoridade do medicamento. “A diferença entre o veneno e o medicamento está na dose, e o farmacêutico é o profissional capacitado para auxiliar a população no uso correto destes produtos, o que é determinante para a recuperação da saúde”, informou. Ronald esclareceu ainda que a presença do farmacêutico é fundamental para garantir a integralidade do SUS — um é direito do povo brasileiro, e que o profissional é personagem central no processo de prevenção a intoxicações medicamentosas, ocorrências que lideram as estatísticas do Centro de Informações Toxicológicas (CIT).

A presidente Fernanda Mazzini declarou-se emocionada com a combatividade dos colegas que responderam à convocação do SindFar e compareceram à mobilização e às assembleias. “O ato de hoje é histórico. O sindicato é mais forte com a união da categoria e tenho certeza de que conseguiremos construir campanhas salariais cada vez mais fortes com o esforço de cada colega daqui para a frente”, afirmou.

O ato aconteceu paralelamente ao “Farmacêutico Presente”, evento promovido pelo CRF/SC com o apoio do SindFar e que ofereceu aferição de pressão arterial, orientação farmacêutica e teste de glicemia capilar gratuitamente à população. A ação também lançou a campanha “Minha vida não tem preço. Eu exijo farmacêutico!”.

Veja mais imagens do ato no álbum do Facebook