mar

Farmacêuticos mobilizam-se por valorização profissional em rede social

Sem luta, não há avanços. A história de todas as categorias de trabalhadores, das mudanças políticas e sociais são a prova disso. Na esteira das manifestações que vem mobilizando os brasileiros neste mês de março, uma iniciativa de farmacêuticos catarinenses vem visibilizando a luta da categoria farmacêutica na mais expressiva rede social do mundo. "Merecemos uma mudança substancial em nosso piso, a questão é: o que estamos fazendo para isso?", questiona o colega Everton Turkot. Na foto que publicou no Facebook, ele segura um cartaz clamando por valorização e isonomia salarial. Outros farmacêuticos repetiram o gesto em seus perfis pessoais.

A ação espontânea comoveu a diretora do SindFar/SC Fernanda Mazzini(Nanda). "É gratificante para o sindicato perceber que existem mais colegas se engajando nas lutas pela valorização profissional. Precisamos que estas iniciativas cresçam para que as nossas reivindicações não sejam isoladas, mas formem uma voz única e forte", afirmou. Para Nanda, a mobilização virtual mostra amadurecimento da categoria. "Os farmacêuticos precisam se reconhecer como trabalhadores, lutar como categoria e envolver-se nas lutas pelos direitos da classe trabalhadora. Apenas com engajamento podemos fazer crescer a força política do povo trabalhador e alcançar a justiça social que todos merecemos", disse a presidente.

Envolva-se nas lutas da categoria

Como ocorre todos os anos, o SindFar está em Campanha Salarial e abriu a negociação com os sindicatos patronais para a Convenção Coletiva de Trabalho(CCT). A CCT é o documento que estabelece o piso salarial e amplia os direitos trabalhistas além dos já assegurados pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). A negociação é um momento que requer grande pressão da categoria para que os sindicatos que representam os patrões aceitem a pauta de reivindicações definida pelos farmacêuticos durante as assembleias. Acompanhe as negociações e fique atento à assembleia que será agendada para avaliação das propostas finais dos patronais. É lá que definiremos estratégias de pressão e as prioridades entre as frentes de luta que requerem o nosso apoio. Acompanhe o Blog da Negociação e fique atento aos chamados do sindicato.

Envolva-se na agenda de lutas dos trabalhadores

As centrais sindicais planejam uma grande mobilização no dia 13 de março. Na pauta, a defesa dos direitos da classe trabalhadora contra medidas de ajuste fiscal (MPs 664 e 665, que restringem o acesso ao seguro-desemprego, ao abono salarial, pensão por morte e auxílio-doença). "Se o governo quer combater fraudes, deve aprimorar a fiscalização; se quer combater a alta taxa de rotatividade, que taxe as empresas onde os índices de demissão imotivada são mais altos do que as empresas do setor", defende a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), à qual o SindFar é filiado. O ato também combaterá o PL 4330, que libera a terceirização ilimitada para as empresas, aumentando o subemprego, reduzindo os salários e colocando em risco a vida dos/as trabalhadores/as. Os trabalhadores ainda carregarão as bandeiras da defesa da Petrobrás, da democracia e da Reforma Política.