out

Farmacêuticos na construção do SUS para todos/as

Entre 19 e 21 de outubro, catarinenses que se dedicam à permanente construção e fortalecimento do Sistema Único de Saúde participam da 6ª Conferência Estadual de Saúde. Mais de 1,6 mil delegados eleitos nas etapas municipais e regionais participam do encontro no Hotel Oceania (Bairro Ingleses-Florianópolis). O SindFar e o CRF/SC representam os farmacêuticos neste momento fundamental para o aperfeiçoamento da política nacional de Saúde.

Ao longo do ano, farmacêuticos de todo o país interessados em colaborar com o avanço das políticas farmacêuticas nos seus municípios, no estado e no Brasil participam de debates para amadurecer propostas que serão defendidas na etapa estadual.

A Fenafar mobilizou os profissionais de todas as regiões do país para aprofundar o debate, garantindo assim que a categoria farmacêutica continue contribuindo para a construção do SUS à luz dos princípios da integralidade, universalidade e equidade. “Foi fundamental reunir os farmacêuticos que atuam nos conselhos de saúde para trocar experiências e concluir que as dificuldades que encontramos em diferentes regiões são comuns”, relata a presidente do SindFar e vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Caroline Junckes da Silva.

Para ela, o processo de conferência em SC foi fundamental para fortalecer a tese de como deve ser conduzida a saúde pública no Estado. “Não é raro que os gestores ignorem as deliberações dos conselhos de saúde, que são instância máxima de expressão do que a sociedade deseja”, explica. Como exemplo, Caroline Junckes menciona a insistência do Governo do Estado em repassar os serviços de saúde para a gerência de Organizações Sociais (OSs), à revelia das manifestações do Conselho Estadual de Saúde, e a falta de investimentos na atenção básica.

Devido ao grande número de participantes, a Conferência Estadual não poderá abrigar observadores. É possível acompanhar todo o encontro através de twittcam pelo endereço @saudepublicasc do Twitter.

Conheça aqui as propostas que os farmacêuticos defenderão Brasil afora.