jul

Farmacêuticos participarão de pesquisa sobre covid-19 como doença relacionada ao trabalho

A Federação Nacional dos Farmacêuticos e a Associação de Saúde Ambiental e Sustentabilidade assinaram termos de cooperação técnica para coletar e organizar dados que darão subsídio ao projeto de pesquisa “Covid-19 como uma doença relacionada ao trabalho”.

O objetivo da pesquisa é “dar visibilidade às atividades de trabalho como fontes de infecção e adoecimento pelo SARS-CoV-2 e oferecer informações para possibilitar o planejamento de ações que possam auxiliar na prevenção da Covid-19 e mitigar suas consequências clínicas e sociais”.

O estudo será realizado por pesquisadores vinculados à Unesp e foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da universidade.

“A Fenafar já vem se envolvendo, diretamente ou através da Escola Nacional dos Farmacêuticos, em pesquisas relacionadas à políticas públicas de saúde, a temas envolvendo a cadeia produtiva do medicamento, o uso racional de medicamentos entre outros. Essa pesquisa em particular tem relevância estratégica para a Federação, como entidade que sempre atuou no debate sobre doenças relacionadas ao trabalho, particularmente envolvendo profissionais de saúde. No contexto da pandemia do Covid-19, compreender como profissionais expostos diretamente ao vírus no exercício de sua profissão ficaram mais suscetíveis à contaminação e como podemos classificar nessas situação a Covid-19 como doença relacionada ao trabalho é muito importante. Há, ainda, além da própria exposição ao vírus, os processos de adoecimento em decorrência do trabalho em condições extremas, sem os equipamentos adequados de segurança, em jornadas extenuantes que levaram a problemas de saúde mental. Convocamos os sindicatos e à categoria a contribuírem preenchendo os questionários que estarão disponíveis para nos auxiliarem na composição de quadro geral”, explica a diretor da Organização Sindical da Fenafar, Débora Raimundo Mellecchi.

Débora, que fará a representação direta da Fenafar junto ao projeto de pesquisa, esclarece que a resposta aos questionários e o cuidado com as informações respeitará toda a legislação brasileira de proteção de dados pessoas, garantindo a anonimização dos dados, a privacidade, o uso para finalidade estritamente relacionada à pesquisa.

Acompanhem no site da Fenafar mais informações sobre a pesquisa.

Da redação
Foto/Montagem – Contee/CUT/Agência Brasil