dez

Ajude a construir a pauta de reivindicações!

Quem não compareceu a nenhuma das assembleias presenciais realizadas no estado ainda pode opinar sobre a pauta da campanha salarial através da internet. O SindFar inova ao oferecer a assembleia virtual, instrumento que permitirá à categoria conhecer e comentar os pontos da pauta. O prazo para as contribuições foi estendido até o dia 15 de janeiro. Clique aqui para participar.

O sistema também poderá ser acessado através do site do CRF/SC. Para participar, é preciso preencher um cadastro, informando o número do registro no Conselho.

Com a iniciativa, o SindFar espera incentivar a categoria a ser protagonista do processo de construção da pauta, um dos momentos mais importantes de todo o ano. Afinal, é na assembleia que o farmacêutico divide com os colegas as dificuldades cotidianas do trabalho e propõe formas de melhorar a sua condição através da pauta de reivindicações. Entre novembro e dezembro, o SindFar realizou quatro assembleias em Joinville, Criciuma, Florianópolis e Chapecó, mas poucos farmacêuticos compareceram. A baixa participação, alerta a diretora Fernanda Mazzini, influencia também na hora da negociação. “Se os farmacêuticos não se manifestam, os patrões deduzem que estão satisfeitos e engessam piso e benefícios”, explica.

Fernanda alerta que a assembleia virtual é mais um canal de participação para o farmacêutico, mas ela não substitui as assembleias presenciais. “Todas as sugestões serão levadas em consideração, mas a exposição das propostas durante a assembleia presencial é que tem validade legal, além de oportunizar o debate coletivo”, observa.

Além do piso de R$ 2 mil e R$ 2,3 mil, o SindFar está propondo a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas, uma série de novas vantagens, como a obtenção de medicamentos a preço de custo; e cláusulas historicamente defendidas, como o abono do dia do farmacêutico e a gratificação por responsabilidade técnica.

Mas todas essas reivindicações apenas têm chances de evoluir nas negociações se houver mobilização dos farmacêuticos. A categoria precisa respaldar o sindicato, contribuindo com a construção da pauta e acompanhando as negociações. Também é possível informar-se sobre as reuniões negociais e até juntar-se à diretoria no debate com os sindicatos patronais.

Leia a pré-pauta, divulgue a assembleia virtual e converse com os colegas. Envolva-se nesse processo que é do interesse coletivo da categoria!