mar

Farmácia universitária torna-se obrigatória para graduação

Uma nota técnica publicada no dia 04 de março pela Diretoria Nacional de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que obriga a estruturação de Farmácias Universitárias para os cursos de Farmácia. A partir da publicação da nota técnica DAES/INEP nº 008/2015, todos os cursos de Farmácia precisam, obrigatoriamente, preencher esse pré-requisito em sua infraestrutura.

A mudanças já havia sido prevista no Instrumento de Avaliação dos Cursos de Graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é era uma bandeira do Conselho Federal de Farmácia (CFF). “A partir da publicação da nota técnica, iniciamos uma nova etapa da trajetória da formação farmacêutica. Com satisfação, vimos o MEC alinhar-se às aspirações do Conselho”, comenta o professor William Peres, integrante da Comissão de Educação Farmacêutica (Caef) do CFF.

Para Zilamar Costa Fernandes, assessora da Presidência do CFF e também integrante da Caef, a medida é justa e necessária, especialmente diante das mudanças impostas com a publicação da Lei 13.021. Em vigor desde agosto do ano passado, a Lei transforma farmácias e drogarias em unidades de assistência farmacêutica e à saúde, ampliando a gama de serviços ofertados à população. “Precisávamos adequar a formação dos farmacêuticos a essa nova realidade. Os egressos da graduação devem ser capazes de atender às expectativas da sociedade a partir da nova legislação, que reforça a atuação clínica do farmacêutico”, acredita. “O ensino não pode estar dissociado da prática farmacêutica no mercado de trabalho, que hoje vivencia um movimento importante na direção da atuação clínica e do cuidado ao paciente. Essa reestruturação representa uma mudança muito importante nos indicadores de qualidade dos cursos de Farmácia", complementa o presidente do CFF, Walter Jorge João.

Com informações do CFF