dez

Fator previdenciário – ou mais um golpe para reduzir a sua aposentadoria

A aposentadoria de todos os trabalhadores – especialmente as mulheres – sofre mais um golpe com a instituição do fator previdenciário. Saiba por que as centrais estão mobilizando as categorias para lutar contra o achatamento dos seus direitos.

O que é o fator previdenciário

O fator previdenciário é uma fórmula utilizada para o cálculo da aposentadoria por tempo de contribuição. Ele considera a idade, expectativa de vida e o tempo pelo qual o segurado pagou o INSS. Todo a tabela para o fator é atualizada considerando a tábua de mortalidade do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Por esse método, cada segurado recebe um benefício calculado de acordo com a estimativa do montante de contribuições realizadas, capitalizadas conforme taxa pré-determinada que varia em razão do tempo de contribuição, da idade do segurado e da expectativa de duração do benefício. Na prática, o Fator Previdenciário reduz o valor da aposentadoria para as pessoas mais novas. Ele achata o valor das aposentadorias em torno de 30%, é ainda mais prejudicial para as mulheres, que tem cinco anos a menos de contribuição do que para homens.

Centrais querem discutir fator previdenciário ainda em 2013

Para evitar essas perdas, as centrais e sindicatos vem procurando debater o assunto com parlamentares e com o governo. Um Grupo de Trabalho foi formado pelo governo federal para discutir o tema e deve ser apresentado às centrais sindicais para discussão. A expectativa do presidente da CTB, Pascoal Carneiro, é de que este debate ocorra ainda este ano.