nov

Fechada convenção coletiva para farmacêuticos das análises clinicas

A convenção coletiva para farmacêuticos atuantes em laboratórios de análises clínicas foi fechada nesta quarta-feira, 31 de outubro, entre o Sindlab e o Sindfar/SC. O piso salarial destes profissionais passa a ser de R$ 3.588,80, representando um reajuste de 1,81% correspondente ao INPC do período.
O Aumento deve ser pago na folha de novembro retroativamente a março deste ano, mês da data base da categoria. Os demais itens da pauta de negociação permanecem iguais aos da ultima convenção coletiva.
A presidente do Sindicato, Fernanda Mazzini revela que a negociação foi muito complicada, pois a intenção dos patrões era retirar direitos dos trabalhadores como por exemplo, a implementação de banco de horas em um período de 1 ano quando a regra geral é de 180 dias. O Banco de horas retira o direito do trabalhador ganhar hora extra em jornadas acima da 8° hora diária. "Queríamos que o piso fosse pelo menos aredondado e chegasse a R$ 3.600,00, mas nem nesse item fomos atendidos. Para a presidente do Sindfar/SC , chega a ser mesquinho por parte dos patrões não conceder aumento real de 12 reais e ainda propor a retirada de clausulas já acordadas ha anos.

Hospitalar

A negociação com a Federação dos Hospitais de Santa Catarina, Fehoesc que representa os sindicatos dos Hospitais do estado não avançou, Eles argumentam que a Reforma Trabalhista garante uma negociação direta entre patrões e empregados e por isso se negam a sentar com o sindicato do farmacêuticos. Apesar disso, uma tentativa de acordo está marcada e será mediada pela Tribunal Regional do Trabalho no dia 14 de novembro.