Fenafar e EBSERH discutem Insalubridade, concurso público e assédio moral

O Presidente da Fenafar, Fábio Basílio, participou na terça 31/10, de uma reunião com o Presidente da Empresa de Serviços Hospitalares (EBSERH), Artur Chioro. O encontro representou um importante passo na busca por mais reconhecimento para a profissão farmacêutica, abordando diversas questões cruciais para a categoria.

Participaram da reunião a vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Lenira Costa, e também Tarcísio Palhano, representante da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFC), Leonardo de Toledo, presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH), Lúcia Noblat da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o professor Norberto Rech da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Uma das principais questões levantadas pela Fenafar foi a mudança no organograma que vinculou a Central de Abastecimento Farmacêutico à gerência administrativa. A mudança trouxe preocupações, especialmente quanto à gestão de medicamentos e materiais, atividade que necessita da expertise que apenas os farmacêuticos podem oferecer.

Outro ponto discutido na reunião foi a importância do pagamento do adicional de insalubridade para todos os farmacêuticos, buscando assegurar que profissionais que desempenham funções em ambientes potencialmente prejudiciais à saúde sejam devidamente protegidos e remunerados.

A Fenafar voltou a destacar a necessidade de retificação do edital do concurso público da EBSERH por não disponibilizar vagas nas Análises Clínicas pra farmacêuticos. Como está, o edital não reconhece a competência técnica desses profissionais na área de análises clínicas

Por fim, o encontro abordou a questão do combate ao assédio moral nas unidades administradas pela EBSERH. Garantir um ambiente de trabalho saudável e respeitoso é muito importância para a qualidade dos serviços prestados e o bem-estar dos profissionais de saúde.

Foi mais um avanço em direção ao fortalecimento da profissão e na busca de melhores condições de trabalho para os farmacêuticos. A Fenafar permanece atenta para encontrar soluções que beneficiem a categoria e contribuam para a qualidade dos serviços de saúde prestados à população.