jan

Fenafar e sindicatos promovem campanha de sindicalização

A Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) e seus sindicatos filiados promovem, a partir deste mês, quando se comemora o Dia do Farmacêutico (em 20/1), uma campanha sindicalização em todo o país com o objetivo de fortalecer a categoria e, consequentemente, a luta pelas bandeiras defendidas pelos farmacêuticos.

Redução da Jornada de Trabalho, Salário Digno com Piso Nacional, Farmácia Estabelecimento de Saúde são algumas das campanhas promovidas pela Federação e seus sindicatos, bem como reivindicações mais gerais, como a aprovação do projeto de lei de iniciativa popular (PLP 321/2013), que prevê mais recursos para o setor. Quando a Fenafar luta por mais recursos para a saúde significa também fortalecer pautas mais específicas, como Farmácia Estabelecimento de Saúde. Com mais recursos, há como discutir com os diversos gestores e empregadores o estabelecimento de uma remuneração digna para a categoria farmacêutica e avançar na pauta do piso salarial nacional.

Da mesma forma, também permite – junto com as demais categorias – colocar em debate essa característica do trabalhador da saúde e da necessidade de uma jornada de trabalho máxima de 30 horas. A redução da jornada de trabalho de 44 para 30 horas semanais, sem redução de salário, pode proporcionar mais qualidade de vida para o farmacêutico e melhores condições para seu exercício profissional.

A jornada de 30 horas semanais já foi conquistada por outros profissionais de saúde. O instrumento para consolidar essa conquista é o PLC 113/2005 – em tramitação no senado federal.

Fortalecer a categoria, atraindo um maior número de trabalhadores filiados aos sindicatos, significa fortalecer o direito do trabalhador e da trabalhadora terem sua atividade profissional remunerada adequadamente, exercida em condições de liberdade, equidade e segurança, sem qualquer forma de discriminação, e que seja capaz de lhe garantir uma vida digna. A busca de uma remuneração justa e adequada às funções profissionais é uma luta histórica dos farmacêuticos brasileiros. Essa luta se traduz na defesa da fixação de um piso salarial nacional em lei.

Outra pauta importante para a categoria, e que será fortalecida a partir da mobilização de um número maior de trabalhadores, é a dispensação de medicamentos, que deve ser vista como uma atividade de interesse social. Neste caso, a luta é pela aprovação do substitutivo ao PL 4385/94, que poderá contribuir ainda mais para elevar o papel do farmacêutico, inserir devidamente a farmácia e o medicamento como questões de saúde, tendo como foco a acessibilidade e o uso racional de medicamento.

Estas agendas estão vinculadas umas com as outras. A orientação da Fenafar é que os farmacêuticos atuem em todas as lutas trabalhistas, incorporando a agenda da saúde e da classe trabalhadora, mas que tenhamos como centro da nossa agenda as nossas pautas específicas, de valorização do profissional farmacêutico, porque elas ao mesmo tempo beneficiam a categoria, e a sociedade, que terão uma prestação de serviço de mais qualidade.

Fonte: Fenafar