dez

Fenafar repudia atitude antiética de médico e defende a orientação farmacêutica

Em um flagrante desrespeito aos princípios éticos da saúde, um médico em São Paulo desencorajou pacientes a buscarem orientações com farmacêuticos, incentivando-os a não solicitar o apoio profissional essencial.

A Federação Nacional dos Farmacêuticos – Fenafar, expressa sua veemente discordância e total repúdio a postura que desconsidera o direito do paciente à orientação farmacêutica.

É inaceitável e perigoso negar aos pacientes acesso à orientação farmacêutica, um serviço essencial para a segurança e eficácia do tratamento com medicamentos. O farmacêutico, com sua expertise e conhecimento, tem importante papel na avaliação de interações medicamentosas, na identificação de possíveis erros de prescrição e no fornecimento de informações sobre efeitos colaterais dos medicamentos.

Ao tentar impedir essa interação paciente-farmacêutico, o médico que escreveu em uma receita a frase: “Não autorizo troca desta medicação, em caso de não haver na farmácia, retornar ao médico, nunca se oriente com Farmacêuticos, eles não são médicos”, está desviando sua responsabilidade profissional, expondo os pacientes a riscos sérios, incluindo intoxicações e reações adversas.

A Fenafar destaca que a orientação farmacêutica é uma aliada crucial na jornada de cuidados de saúde, e que o profissional farmacêutico está capacitado para garantir que os medicamentos sejam utilizados de maneira segura e eficaz.

A Fenafar permanece firme em sua defesa dos farmacêuticos e farmacêuticas, dos direitos dos pacientes e da ética na prática da saúde. Repudiamos com veemência qualquer atitude que possa comprometer a segurança e o bem-estar dos indivíduos.

Fenafar