out

Fenafar completa 35 anos em defesa da saúde e do Brasil

No dia 25 de outubro, a Fenafar comemorou seus 35 anos e uma trajetória de luta pela valorização do profissional farmacêutico, na defesa do Sistema Único de Saúde, nas ações desenvolvidas para fortalecer os sindicatos em todo o País e na participação determinada e solidária da Federação nas lutas em prol da soberania nacional, da democracia e pelos direitos humanos. Veja Galeria com Exposição dos 35 anos

A Missão da Fenafar é: “Organizar, agregar e fortalecer a profissão farmacêutica na luta pela conquista e reconhecimento do trabalho com o compromisso de defender a qualidade e proteção da vida”.

Nestes 35 anos a Federação teve ação protagonista nas Conferências Nacionais de Saúde, com destaque para a 8ª edição que consolidou a proposta de criação do Sistema Único de Saúde; nas edições da Conferência Nacional de Medicamentos e Assistência Farmacêutica e em todas as iniciativas institucionais de debate sobre a saúde.

Atuou decisivamente na luta contra a aprovação da Lei de Patentes, na década de 90. Recentemente, por iniciativa da Fenafar ao lado de outras organizações as discussões em torno da inconstitucionalidade das Patentes Pipeline estão em andamento no Supremo Tribunal Federal.

A Fenafar luta para que a farmácia seja considerada um posto avançado de saúde e que os medicamentos não sejam tratados como mercadoria. Essa luta se materializa na mobilização pela aprovação do PL 4385/94. É uma das entidades que participa do Comitê pelo Uso Racional do Medicamento, e também do Conselho Nacional de Saúde.

Neste momento de comemoração dos 35 anos, a Fenafar reafirma seus compromissos com a defesa de uma saúde pública e gratuita de qualidade para todos, com a aplicação de uma Política Nacional de Assistência Farmacêutica, visando sempre a valorização e qualificação do profissional farmacêutico e o acesso racional da população ao medicamento.

Neste sentido a Federação desenvolve a campanha pela redução da jornada para 30 horas semanais sem redução de salário. Esta luta não se limita à reivindicação da redução do tempo de trabalho, mas está vinculada ao reconhecimento do farmacêutico como profissional de saúde, à valorização do seu trabalho no setor público e privado, ao reconhecimento de que as farmácias não são meros estabelecimentos comerciais, mas sim estabelecimentos de saúde e de que o medicamento não é uma mera mercadoria. São lutas articuladas e que precisam do apoio da sociedade para que o Brasil conquiste uma Política Nacional de Saúde democrática e de qualidade.

Além das lutas mais específicas, a Fenafar e os sindicatos dos farmacêuticos nos estados participam ativamente das mobilizações nacionais convocadas pelas Centrais Sindicais em defesa dos direitos dos trabalhadores. Nos engajamos em pautas como a luta pelo fim da violência contra a mulher, nas discussões em torno da ampliação do acesso ao ensino superior entre outras.

A Fenafar compreende que todas essas lutas, desde as mais gerais, até as mais específicas da categoria, só resultarão em conquistas efetivas a partir da mobilização e organização de vários atores sociais, e no nosso caso particular, dos farmacêuticos. Por isso, a entidade tem dedicado atenção especial para aprimorar a estruturação e organização da Federação e dos sindicatos, por compreender que a luta da categoria na defesa da saúde e da valorização profissional se dá através da ação dinâmica dos sindicatos.

Parabéns à todos os que ajudaram direta ou indiretamente a construir esse importante trajetória de lutas.

Fonte: Fenafar