28
set

Homenageado na ALESC, SindFar/SC defende jornada de 30 horas para a categoria farmacêutica

A campanha da redução da jornada do profissional farmacêutico para 30 horas semanais foi defendida pela presidente Fernanda Mazzini (Nanda) no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina(ALESC). O SindFar foi homenageado junto com outros profissionais por ocasião do Dia Internacional do Farmacêutico, em 25 de setembro. Em seu discurso, representando os demais colegas que receberam a Comenda de Mérito Farmacêutico, a presidente Fernanda Mazzini conclamou a categoria e as organizações farmacêuticas a reforçar a luta.

"A jornada de 30 horas é muito importante por que o atendimento à população não pode ficar comprometido pelas jornadas extenuantes dos farmacêuticos. E os farmacêuticos, como todos os trabalhadores, tem direito ao tempo para aprimoramento, descanso e convívio familiar. Assim, quero conclamar todos os colegas farmacêuticos e as organizações farmacêuticas que aqui estão representadas nesta noite a compartilhar conosco desta bandeira", disse a presidente.

Segundo Nanda, a redução da jornada é uma recomendação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para melhorar o atendimento à saúde para pacientes, usuários e trabalhadores no mundo inteiro. "No Brasil, os farmacêuticos trabalham mais do que a maioria dos trabalhadores em diversos países do mundo. Enquanto nossa jornada é de 44 horas semanais, em países europeus como a Espanha, Portugal, Itália e Alemanha, a jornada tem entre 40 e 35 horas", afirmou.

O ato solene foi conduzido pelo deputado Mario Marcondes, representando o presidente da ALESC, e prestigiado pela Secretária de Estado de Assitência Social e Habitação, Angela Albino, além de representantes de diversas organizações farmacêuticas. Durante a atividade, o CRF/SC fez a entrega do prêmio "Prêmio Fazendo a Diferença – O conhecimento farmacêutico que melhora a realidade". Os vencedores foram Aline Rohden (Chapecó), Ruy Roberto Porto Ascenso Rosa (Florianópolis) e Maria Helena Peruch.

 

Farmacêuticos homenageados:

Além do SindFar, outros dez colegas receberam a Comenda de Mérito Farmacêutico ofertada pelo CRF/SC, dentre eles, o professor e diretor de Assuntos Jurídicos do SindFar Luciano Soares. Confira os nomes e saiba mais sobre os homenageados

– Adriana Cunha Bleyer (Lages)
– Alexandre Geraldo (Blumenau)
– Gerson Appel (Florianópolis)
– Jeter Leopoldo Slongo (Concórdia)
– Luciano Soares (Joinville)
– Severino Teixeira da Silva Filho (Chapecó)
– Sergio Amorim (Caçador)
– Vera Lúcia Dal Forno (Florianópolis)
– Wagner Sperling Candindo Berssan (Morro da Fumaça)
– Winston Luiz Zomkowski (Florianópolis)

Veja mais imagens no álbum da Fanpage do SindFar/SC no Facebook

Leia também

Parlamento homenageia farmacêuticos pela comemoração do seu dia

Compartilhe a notícia