jan

“Informação, o melhor remédio” é tema de debate no Fórum Social Temático no Dia do Farmacêutico

Porto Alegre abriga até o dia 23 de janeiro o Fórum Social Temático. O evento e pretende refletir sobre as lutas anticapitalistas que resistem desde 2001, quando a capital gaúcha recebeu o a primeira edição do Fórum Social Mundial, e é preparatório à próxima edição do FSM, que neste ano acontece no Canadá. No Dia do Farmacêutico, a Fenafar e o Sindicato dos Farmacêuticos do Rio Grande do Sul promoveram uma roda de conversas sobre a influência da indústria de medicamentos sobre os meios de comunicação.

Os convidados foram a farmacêutica Jussara Cony, vereadora em Porto Alegre, e o jornalista Leandro Fortes. O presidente da Fenafar e dirigente do SindFar, Ronald Ferreira dos Santos, mediou o debate (foto). Jussara Cony falou sobre o papel negativo exercido pela mídia no que diz respeito à excessiva publicidade de medicamentos, o que induz a população a usar a automedicação em prejuízo à sua saúde. Jussara criticou o monopólios dos meios que acaba por formar um discurso único, pouco diversificado e focado nos interesses do capital e não da população. “Isso é o que chamo de marketing da banalização e da criação da dor”, declarou.

Segundo a vereadora, os farmacêuticos podem ter papel fundamental nesse processo de esclarecimento da população e de combate ao uso excessivo de medicamentos. “Para isso, precisamos cada vez mais de farmacêuticos formados não para serem meros reprodutores da lógica dos grandes laboratórios, mas para desenvolver nossa própria ciência nessa área e servir ao nosso povo na construção de uma saúde pública cada vez melhor para todos”.

Para o jornalista Leandro Fortes, a ascensão das redes sociais contribuíram para reduzir a dependência de informações mediadas pelos meios de comunicação tradicionais, o que contribui para a diversidade das informações e a redução do grau de influência destes meios sobre a população. “Isso é fundamental porque acaba com os atravessadores da informação”, disse.

Nesta quinta, 21, aconteceu também o Seminário "Direito à Saúde, Mercado Financeiro e Estado", promovido pelo Conselho Nacional de Saúde com apoio da Fenafar.

Farmacêuticos no FST

As lutas dos farmacêuticos e em defesa do SUS estiveram representadas também na abertura do FST, no dia 19 de janeiro. Dirigentes do SindFar/SC, Sindifars (RS), Fenafar e CTB participaram da marcha que marcou o início da programação do evento no Largo Glênio Peres (foto). Milhares de pessoas carregaram faixas e cartazes, que em sua maioria pediam mais educação, saúde, respeito pelas diferenças, fim das privatizações, igualdade e justiça, além de entoar palavras de ordem que foram desde o “não vai ter golpe”, “Fora Cunha” até o já tradicional “o povo não é bobo, abaixo a Rede Globo”.

Sobre o Fórum Social Mundial

O FSM é um espaço que reúne movimentos sociais, pensadores contemporâneos e outros interessados em contribuir com a construção coletiva de soluções para as diversas problemáticas enfrentadas atualmente: crise ecológica, econômica, insegurança social e política. O evento nasceu como resposta ao Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça.

Com informações da CTB, Sindifars e Assessoria da vereadora Jussara Cony (PCdoB)