11
mar

INPC acumula 11,08% nos últimos doze meses

O IBGE divulgou a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) no mês de fevereiro. o índice ficou em 0,95% no segundo mês do ano. O acumulado, que indica a soma da variação nos últimos doze meses, entre fevereiro de 2015 e fevereiro de 2016, atingiu 11,08%. O percentual serve de base para os reajustes salariais das categorias de trabalhadores com data-base em 1º de março, como é o caso dos farmacêuticos.

O INPC mede a variação de gastos como alimentação, saúde e educação, entre outros, em determinados períodos. O índice é estabelecido pelo IBGE para oferecer parâmetros às negociações salariais, mostrando quanto, em média, a população pagou a mais por estes serviços a fim de repor os custos no reajuste salarial do período seguinte.

O índice leva em consideração famílias com renda de um a cinco salários mínimos e chefiadas por assalariados nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, Brasília e município de Goiânia.

Saiba mais sobre o INPC

 

Compartilhe a notícia