10
out

Jarbas Barbosa é eleito o novo diretor geral da Opas

O médico brasileiro Jarbas Barbosa da Silva Jr. é o novo diretor geral da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Ele foi eleito para o cargo pelos Estados Membros da Opas, durante a 30ª Conferência Sanitária Pan-Americana, realizada nesta quarta (20/09), em Washington (EUA), com a presença de ministros e autoridades de saúde das Américas.

Doutor em Saúde Pública, Barbosa é atualmente o diretor adjunto da Opas, onde liderou os esforços da Organização para aumentar o acesso equitativo às vacinas contra a Covid-19 e melhorar as capacidades regionais para produzir medicamentos e outras tecnologias de saúde. Jarbas Barbosa será o sucessor de Dra. Carissa F. Etienne de Dominica, que lidera a Opas desde 2012. Ele terá um mandato por cinco anos, com início em 1º de fevereiro de 2023.

Jarbas Barbosa é formado em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com especialização em Saúde Pública e Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro. Possui mestrado em Ciências Médicas e doutorado em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em São Paulo.

Sua carreira profissional no campo da saúde pública começou em 1982, quando iniciou seu trabalho na Secretaria de Saúde do estado de Pernambuco, onde foi nomeado coordenador do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis e HIV/Aids. Depois, atuou como secretário municipal de Saúde em Olinda e, em seguida, como secretário de Saúde de Pernambuco.

Antes de ser nomeado subdiretor da Opas/OMS, Barbosa foi diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de julho de 2015 até julho de 2018, depois de trabalhar desde 2011 no Ministério da Saúde, primeiro como secretário de Vigilância em Saúde e, posteriormente, como secretário de Ciência, Tecnologia e Suprimentos Estratégicos.

De 1997 a 2003, Barbosa ocupou o cargo de diretor do Centro Nacional de Epidemiologia do Brasil (Cenepi), onde liderou o Sistema Nacional de Vigilância, Prevenção e Controle Sanitário do país. Em 2007, ingressou na Opas como gerente de Vigilância em Saúde e Manejo de Doenças, cargo que ocupou até abril de 2010.

Opas

A Opas é a organização de saúde para a região das Américas e atua como Escritório Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS). Os ex-diretores da Opas incluem a Dra. Mirta Roses Periago (2003-2013), Sir George Alleyne (1995-2003), Dr. Carlyle Guerra de Macedo (1983-1995), Dr. Héctor Acuña (1975-1983), Dr. Abraham Horwitz (1959-1975), Dr. Fred Soper (1947-1959), Dr. Hugh Cumming (1920-1947), Dr. Rupert Blue (1912-1920) e Dr. Walter Wyman (1902-1911).

Fonte: CNS

Compartilhe a notícia

Posts relacionados

Piso salarial Sem categoria

Divulgado o índice de reposição salarial dos farmacêuticos

Já estão valendo os novos pisos salariais dos farmacêuticos(as) de Santa Catarina. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado nos últimos 12 meses, acaba de ser divulgado pelo IBGE e ficou em. 3,86%. O percentual de reposição salarial deve ser aplicado na folha de pagamento de março de 2024. A reposição está garantida […]

Eleições no Sindfar

Eleita a nova diretoria do Sindfar/SC para o triênio 2024/2027

O farmacêutico Luiz Henrique Costa foi reeleito presidente do Sindfar/SC para o próximo mandato à frente da entidade que representa os farmacêuticos e farmacêuticas catarinenses. A única chapa inscrita, “TRABALHO FARMACÊUTICO PRODUTOR DE VALOR, PRODUTOR DE DIREITOS” obteve a maioria dos votos. A eleição ocorreu na terça-feira 12 de março pela rede mundial de computadores. […]

Eleições no Sindfar

Participe da eleição da nova diretoria do Sindfar 

Estamos nos aproximando de um momento importante para o futuro do nosso sindicato: a eleição da nova diretoria, que ocorrerá na próxima terça-feira, dia 12 de março.  É fundamental lembrar a todos sobre a importância da participação nesse processo democrático, pois é através do seu voto que você contribui para os rumos e as ações […]