13
set

Lacen-SC quer alcançar conceito máximo em Gestão da Qualidade

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), laboratório de Referência Estadual vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, realizou Curso sobre Gestão da Qualidade de Laboratório Clínico, dirigido principalmente aos farmacêuticos bioquímicos da instituição. A capacitação, promovida pela Coordenação do Programa de Gestão da Qualidade (COPGQ) entre 26 e 30 de agosto, faz parte do esforço do laboratório pelo permanente aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido junto à população.

A Rede LACEN é constituída pelo Laboratório Central em Florianópolis, pelas unidades Regionais de Chapecó, Joaçaba, Joinville, Criciúma, Lages e Blumenau e pelos Laboratórios Microrregionais (Tubarão e São Miguel do Oeste). Os Lacens são classificados por níveis que variam do A ao E. Atualmente, o LACEN/SC está com o nível C. O objetivo é melhorar essa classificação até alcançar o nível máximo (E).

Na capacitação, foram abordadas as normas ABNT NBR NM ISO 15189:2008 e ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005. Também houve um treinamento dos participantes em auditoria com base na ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 e NBR ISO 19011:2012. A palestrante foi Elza Gadelha Lima, bioquímica e coordenadora da qualidade e biossegurança do LACEN do Ceará, laboratório que já alcançou a classificação máxima, servindo de modelo para os demais estados brasileiros.

O curso formou uma equipe especializada para promover auditorias internas no Lacen/SC, favorecendo a avaliação da qualidade dos serviços prestados à população por meio da identificação de não conformidades que exigem ações preventivas e corretivas. “A auditoria é um requisito obrigatório para o Sistema de Gestão da Qualidade”, explica Cleidson Valgas, funcionário do Lacen e vice-presidente do SINDFAR. Segundo o farmacêutico, além de atestar a qualidade dos procedimentos realizados no laboratório, a auditoria contribuirá com a conquista do nível máximo de classificação.

O diretor do LACEN, Gilberto Alves, demonstrou comprometimento e visão da necessidade de atualização dos profissionais para o aperfeiçoamento permanente do trabalho oferecido pelo laboratório. “Uma auditoria interna já está marcada para o mês de novembro a fim de dar continuidade ao aprimoramento dos processos que propiciam a liberação de resultados laboratoriais com maior confiabilidade e em tempo oportuno”, afirmou.

Compartilhe a notícia