fev

Lotes de Cefalexina, Lisinopril e Albendazol suspensos pela Anvisa

O monitoramento constante da Anvisa identificou irregularidades em diversos medicamentos e produtos no mês de fevereiro. Dentre eles, estão a Cefalexina, comumente utilizada por pacientes com sinusite; o Lisinopril, indicado para hipertensão; e Albendazol, prescrito para tratamento de verminoses. Veja outras medidas aplicadas pela Agência:

Suspensão da distribuição, comercialização e uso do lote 8230 do  Brilho de Resina Com Fórmula  Leave-In, 40 ml, e  do lote 1401 do Oil Siliconado, 30 ml, fabricados pela empresa B&F Indústria e Comércio de Cosméticos.

–  Suspensão da importação, distribuição, comercialização do dispositivo de embolização artificial Onyx Agente Embolizante, fabricado pela empresa Micro Therapeutics.

– Suspensão da distribuição, comercialização, divulgação e uso do lote E4029 do medicamento Thyrogen (alfatirotropina), 1,1 mg, solução injetável. A determinação ocorreu após a empresa fabricante, Genzyme do Brasil Ltda, comunicar à Agência o recolhimento do produto em razão da presença de pequenos fragmentos de vidro dentro do frasco do lote citado.

– Suspensão da distribuição, comércio e uso do lote 1033036 do medicamento Lisinopril, 20 mg, comprimidos, após comunicado de recolhimento do fabricante, o Laboratório Teuto Brasileiro S/A.

– Suspensão da fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso do “Bottox Ativador” e de todos os produtos fabricados pela marca Fio Bello. Produto sem registro na Agência e fabricante sem Autorização de Funcionamento.

– Suspensão da distribuição,  comercialização e uso do produto com nome comercial Transdutor de Pressão Descartável TPD-48120, fabricado pela empresa Hosp Trade do Brasil Ltda.

– Suspensão da distribuição, comercialização e uso do lote nº 14G79R do medicamento Albendazol, 400mg, fabricado pela empresa a Prati Donaduzzi & Cia Ltda.

– Suspensão da divulgação do Suplemento Mineral e Vitamínico à base de Goji Berry, da marca Gojipro.

– Proibição do uso do fungicida Procloraz, ingrediente ativo utilizado em agrotóxicos vendidos no país. A decisão foi motivada pela reavaliação toxicológica do produto, que não atendeu as diretrizes e exigências de segurança adotadas pela Agência.

– Suspensão de todos os lotes válidos dos Sais para reidratação fabricados pelo Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco. Com a interdição da fabricação, distribuição, divulgação, venda e uso dos lotes, a empresa deve recolher o estoque disponível no mercado.

– Suspensão da fabricação, distribuição, comercialização e o uso de todos os saneantes da empresa Brutoni Indústria e Comércio de Aromatizantes.

– Suspensão da distribuição, da venda e do uso do lote 3225197 do Cefalexina 500mg, comprimido, medicamento genérico do Laboratório Teuto Brasileiro S/A. O lote tem validade até março de 2016.