fev

Ministro do Trabalho acolhe pautas dos farmacêuticos

A diretoria da Fenafar, sindicatos filiados e a presidente do CRF/SC, Hortência Tierling, trataram de pautas de interesse dos farmacêuticos em audiência com o Ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto. Acompanhado do assessor especial Cleto dos Santos, o Ministro recebeu as lideranças no dia 19 de fevereiro e declarou apoio a reivindicações como a jornada de 30 horas e insalubridade.

Insalubridade

O Ministro solicitou ao presidente da Fundacentro, Eduardo Azeredo Costa, também presente na reunião, que receba os representantes das organizações farmacêuticas em um Grupo de Trabalho para debater a incorporarção do direito a insalubridade aos profissionais que manipulam quimioterápicos, medicamentos hormonais e que atuam em Farmácias, Drogarias e na Vigilância Sanitária. Ligado ao MTE, o Fundacentro realiza pesquisa científica e tecnológica relacionada à segurança e saúde dos trabalhadores. A primeira reunião acontecerá no mês de março.

O presidente da Fenafar, dirigente do SindFar e assessor técnico do CRF/SC, Ronald Ferreira dos Santos, classificou como excelentes as perspectivas para a concessão da insalubridade. Ele acredita que a concessão do benefício será uma vitória para o reconhecimento da farmácia como estabelecimento de saúde. “A garantia da insalubridade nas farmácias estimula o olhar da sociedade para este espaço como estabelecimento de saúde, diferenciando-o de um comércio comum”, afirma.

Para a presidente do CRF/SC, Hortência Tierling, que também é dirigente do Sindfar, reconhecer a insalubridade dos farmacêuticos é identificá-los como profissionais de saúde. “Nos seus âmbitos de atuação, os farmacêuticos estão a todo momento em contato com pacientes e medicamentos, expostos, portanto, a agentes químicos e patológicos. Por isso, é justo que o benefício seja estendido a todos os colegas”, disse a farmacêutica.

30 horas

A Fenafar pediu apoio ao MTE para fazer avançar no Senado o Projeto de Lei que trata da redução da jornada. A fixação da carga horária de 30 horas sem redução do salário é defendida pelas organizações farmacêuticas para favorecer a atualização e o desempenho dos profissionais na prestação da assistência farmacêutica. O ministro Brizola Neto manifestou-se favorável à pauta e dispôs-se a buscar o apoio de lideranças e parlamentares.
Os representantes dos farmacêuticos aproveitaram a ocasião para saudar a iniciativa do MTE em atualizar a Classificação Brasileira de Ocupações, incluindo nela a categoria farmacêutica, trazendo visibilidade e contribuindo para a valorização dos profissionais perante a sociedade.

A Fenafar anunciou a ampla mobilização para a Marcha das Centrais no próximo dia 07 de março. O Ministro ressaltou a importância do protagonismo das organizações dos trabalhadores para a garantia das conquistas alcançadas com os governos Lula e Dilma, destacou a importância da unidade para evitar retrocessos nos direitos adquiridos. Para ele, mobilizações como a Marcha são instrumentos importantes para demonstrar força e unidade pela construção de um projeto de desenvolvimento para o Brasil.

A presidente Hortência Tierling agradeceu o espaço oferecido pelo gabinete do Ministro. “A recepção calorosa demonstrou a disposição do Ministério com as pautas dos trabalhadores, especialmente dos farmacêuticos”, acrescentou.