maio

Mobilização da categoria farmacêutica rende apoio ao PL Farmácia Estabelecimento de Saúde

Pelo menos oito líderes partidários estão comprometidos com a defesa da subemenda aglutinativa ao PL 4385/94 (Farmácia Estabelecimento de Saúde). Estes importantes apoios foram conquistados pela mobilização vitoriosa dos farmacêuticos na semana passada, quando cerca de 1,8 mil profissionais e estudantes, segundo a Polícia Militar, marcharam em Brasília para sensibilizar a população e os parlamentares sobre a importância do projeto. Ainda é preciso pressionar para que a proposta entre na pauta da Câmara dos Deputados, portanto, faça a sua parte!

O PL tramita há vinte anos e pretende fortalecer as farmácias e drogarias como estabelecimentos de saúde, diferenciando-as de comércios comuns, e valorizar o papel do profissional farmacêutico dentro destas unidades. Para entrar em pauta, a proposta precisa de acordo entre as lideranças e, neste momento, não há previsão de votação.

O Fórum Nacional pela Valorização Profissional, composto por sindicatos (dentre eles, o SindFar), Fenafar, conselhos regionais e Federal de Farmácia vai continuar percorrendo os gabinetes dos deputados para conquistar mais assinaturas ao documento em apoio à tramitação da subemenda aglutinativa e também pretende interpelar os deputados nos seus Estados. "Vamos continuar buscando audiências com os parlamentares e realizar ações nos aeroportos das capitais nos horários de viagem dos deputados para Brasília", exemplificou Ronald Ferreira dos Santos, diretor do SindFar e presidente da Fenafar.

O Ministério da Saúde também manifestou-se favorável ao PL Farmácia Estabelecimento de Saúde. Na próxima quarta-feira, 21 de maio, o Fórum será recebido em audiência pelo ministro Ricardo Berzoini, da Secretaria de Relações Institucionais.

Veja quem são os deputados que já assinaram o documento:

Vicentinho – Líder do PT
Henrique Fontana – PT
Beto Albuquerque – Líder do PSB
Antonio Imbassahy – Líder do PSDB
Jandira Feghali – Líder do PCdoB
Rubens Bueno – Líder do PPS
Domingos Sávio – Líder da Minoria
André Moura – Líder do PSC
Moreira Mendes – Líder do PSD
Roberto Santiago – PSD
Manoel Junior – Vice-líder PMDB