set

Movimentos sociais lançam Frente Nacional de Mobilização em outubro

Representantes de diversos movimentos sociais se reuniram no dia 17 de setembro na sede da CTB em São Paulo para debater os detalhes da formação de uma Frente Nacional de Mobilização. Sob o nome “Povo Sem Medo”, a organização se propõe a sair às ruas em defesa das reformas populares, do aprofundamento da democracia, em defesa das liberdades, tolerância entre outras bandeiras de luta.

O secretário de Políticas Sociais da Central, Rogério Nunes, e o coordenador do MTST, Guilherme Boulos, mediaram as discussões que definiram nome, o funcionamento organizativo e o ato de lançamento público. Além do MTST, participam da frente Povo Sem Medo a CTB, CUT, Intersindical, MLB, Brigadas, Une, Ubes, UJS, Rua, Juntos , UJR e outros movimentos do campo e da cidade.

No próximo dia 3 de outubro, a frente promove mobilização em defesa da Petrobras e contra o golpe. A data também lembra os 62 anos da empresa brasileira de petróleo. “No momento político e econômico que o país tem vivido se torna urgente a necessidade do povo ocupar as ruas, avenidas e praças contra o retrocesso, por mais direitos e pelas reformas estruturais”, diz documento convocatório assinado pelas entidades sindicais e do movimento social integrantes da frente.

Para o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adílson Araújo, as manobras direitistas “são nítidas” e os derrotados nas urnas querem pautar o governo. “A sociedade brasileira precisa se manifestar e definir essa pauta”, enfatizou o sindicalista. “Há um interesse por parte dessa onda conservadora de criar uma instabilidade política no país e inviabilizar o exercício do mandato da presidenta Dilma. E como se não bastasse a tensão golpista, há também uma movimentação que depõe contra a possibilidade do país retomar o desenvolvimento, por conta de uma agenda de austeridades. Nós precisamos ganhar as ruas, levantando a bandeira da democracia e radicalizando no sentido de evitar o retrocesso”, defendeu.

Com informações do Portal CTB e Fenafar