dez

Negociação do segmento das transportadoras

O Sindicato da Empresas de Transpoorte de Cargas e Logística de SC – SETCESC (região do vale do Itajai), não demonstrou interesse em negociar a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de 2019 com o SINDFAR/SC, alegando que conforme decisão do TRF-4 suspendendo contratação de farmacêutico por empresa de transporte rodoviário de carga, não mais se justificaria manter Convenção Coletiva de Trabalho.

Diane da negativa do SETCESC de discutir com o sindicato dos farmacêuticos a categoria do segmento ficou sem reajuste e sem uma Convenção Coletiva de Trabalho no ano de 2019. Diante dessa situação, o SINDFAR/SC protocolara, junto ao Tribunal Regional do Trabalho, um pedido de mediação, logo após o recesso do judiciário.

A presidente do SINDFAR/SC contra argumentou sobre a necessidade de se ter Farmacêutico nas empresas de transporte, principalmente no transporte de medicamentos e apresentou um levantamento feito junto ao CRF/SC do numero de farmacêuticos que trabalham em transportadoras na região do vale de Itajaí e quantas transportam medicamentos.

De acordo com o levantamento existem na região do vale do Itajaí 21 empresas que fazem transporte de medicamentos, onde trabalham 28 profissionais atuando tanto em transportadoras que realizam o transporte de medicamentos quando naquelas que não transportam medicamentos.

Quando tratamos de medicamentos, estamos falando de uma atribuição exclusiva do Farmacêutico conforme decreto presidencial. AQUI

O distribuidor logístico desempenha papel essencial, mas que só será possível com a logística feita por “não amadores”. A cadeia de suprimentos farmacêutica não permite índices de ruptura e erros no transporte, armazenagem, além de cuidados com custos e riscos intrínsecos às operações. É necessário não só que os medicamentos cheguem aos pacientes, mas que cheguem em boas condições.