fev

Negociações das Convenções Coletivas iniciam depois do Carnaval

A diretoria do SindFar/SC deve agendar a partir da próxima semana as reuniões de negociação com os sindicatos patronais para debater as convenções coletivas dos farmacêuticos das farmácias, indústrias, drogarias, hospitais, laboratórios, distribuidoras e transportadoras. Os patronais do comércio costumam realizar assembleias entre janeiro e fevereiro, encontros em que debatem a pauta de reivindicações da categoria farmacêutica.

No final de fevereiro, mês que antecede a data-base da categoria (1º de março), deve haver também a divulgação do INPC do período anterior. O índice nacional, aferido pelo IBGE, é uma média da variação de custos como produtos alimentícios, transporte, moradia e energia elétrica entre fevereiro de 2014 e fevereiro de 2015. Ele representa as perdas salariais resultantes da alta nestes gastos. "É o reajuste mínimo para que os trabalhadores possam compensar a alta dos preços nos produtos e serviços básicos", explica a presidente Fernanda Mazzini (Nanda).

Os principais passos da campanha salarial serão divulgados no Blog da Negociação.