dez

Nova diretoria da Fenafar faz sua primeira reunião

Nesta sexta-feira, 04 de dezembro, a nova diretoria da Fenafar realizou sua primeira reunião, em São Paulo. Os diretores fizeram uma avaliação do Congresso da entidade, ocorrido em agosto, e aprovaram uma extensa agenda de atividades para o ano de 2010. Fazem parte desta gestão a presidente do SindFar, Caroline Junckes da Silva, e o vice-presidente, Ronald Ferreira.

Na pauta política da Fenafar para o próximo período está intensificar a luta pela aprovação do PL 4385/94, a realização de uma campanha de apoio à aplicação das normas contidas na RDC 44, além de outras ações que constam das resoluções aprovadas no 6º Congresso.

Os diretores presentes fizeram uma avaliação positiva do Congresso, entre outros motivos, pelo acerto em “vincular as lutas por avanços na área de saúde e as questões da valorização profissional da categoria”, como destacou o vice-presidente da Federação, Rilke Novato.

Ele salientou, também, que os congressos têm avançado a cada edição por permitirem fazer o aprofundamento de debates importantes da sociedade, e fazer com que a discussão sobre a Assistência Farmacêutica extrapole os muros da profissão e da academia.

A presidente da Fenafar, Célia Chaves, destacou, ainda, a ampla participação de farmacêuticos e o nível dos debates realizados no Congresso. Para ela, foi um acerto da entidade organizar os dois simpósios de Assistência Farmacêutica e os encontros dos farmacêuticos no controle social. Ela ressaltou, também, os êxitos conquistados pela Escola Nacional dos Farmacêuticos.

Ronald Ferreira, diretor de comunicação da entidade, lembrou que as resoluções aprovadas no 6º Congresso são fruto de um amplo e qualificado debate político, que é visto como referência entre as entidades farmacêuticas e de saúde.

Agenda de 2010
A diretoria discutiu as ações da entidade para 2010 e aprovou na reunião a realização de uma série de atividades e iniciativas. A primeira ação da Fenafar em 2010 é preparar a comemoração do Dia do Farmacêutico, comemorado em 20 de janeiro. Nesta ocasião a entidade vai lançar o Fórum Nacional em Defesa de uma Assistência Farmacêutica de Qualidade, que deverá fazer ações em defesa da RDC 44 (leia mais) e pela votação e aprovação do PL 4385/94.

Em março (de 5 a 7) a Fenafar realizará o Seminário de Planejamento Estratégico da entidade. Uma plenária estatutária para debater o novo cenário sindical no país e o posicionamento da Fenafar diante das várias centrais sindicais será realizada nos dias 15, 16 e 17 de abril, em Florianópolis. A sua convocação foi aprovada no 6º Congresso da entidade.

Ainda como parte da agenda para 2010, a reunião aprovou a realização, em parceria com a Escola Nacional dos Farmacêuticos, do 3º Simpósio Nacional de Assistência Farmacêutica, que acontecerá nos dias 17 e 18 de junho, em Belo Horizonte.

Caravana do SUS

A diretoria discutiu, também, a Caravana do SUS que foi realizada durante o ano de 2009 pelo Conselho Nacional de Saúde. A Caravana esteve presente em 25 estados. No geral, as atividades conseguiram ocupar um papel de destaque, principalmente junto aos conselhos de saúde locais.

Com informações da Fenafar