jun

Nova rodada com o Sindicato dos Laboratórios

Uma nova rodada de negociações – desta vez, com a presença dos dirigentes do Sindilab – tratou do reajuste do piso dos farmacêuticos dos laboratórios. A presidenta do SindFar, Fernanda Mazzini (Nanda) teve a oportunidade de tratar de requerer diretamente à direção melhoria na contraproposta ofertada pelo patronal (7%).

A presidenta do Sindilab, Marineusa Gimenez Hidalgo, falou sobre as dificuldades financeiras por que passam os laboratórios com a histórica baixa remuneração dos exames pagos pelo SUS e também pelos Planos de Saúde. Segundo o Sindilab, estes fatores impedem os proprietários de laboratórios de oferecer propostas melhores de reajuste.

Os problemas enfrentando pelo setor são reconhecidos pelo Sindfar, garantiu Nanda. "Temos a compreensão de que é necessário valorizar os exames laboratorias e o Sindfar luta ao lado do Sindlab pelo reajuste dos valores pagos pela tabela do SUS. Nossos dirigentes estão contribuindo para a evolução da política nacional das análises clínicas. Mas a valorização do profissional faz parte disso", afirmou, reivindicando que o reajuste seja revisto e que alcance 8%, a fim de que os analistas clínicos possam ter reajuste neste ano, ao contrário do que ocorreu no ano passado. O Sindilab deve realizar nova assembleia e informará o posicionamento dos patrões.

A presidenta do Sindfar reiterou a necessidade de que a diretoria do Sindilab continue negociando pessoalmente o piso dos analistas clínicos nas próximas ao invés de fazê-lo através de funcionários. "Não se trata de desmerecer ou duvidar da competência dos funcionários, mas as negociações precisam ser feitas entre os dirigentes, que tem autonomia e autorização dos seus representados para negociar", disse Nanda.