jan

Novo mínimo nacional é de R$ 724 e pisos regionais tem reajuste médio de 9,4%

Desde o dia 1º de janeiro o salário mínimo no Brasil passou a ser de R$ 724. O reajuste representa um aumento de 6,78% sobre o valor do piso salarial anterior, de R$ 678. Em Santa Catarina, os pisos para os trabalhadores da primeira, segunda, terceira e quarta faixas salariais, respectivamente, ficaram em R$ 835, R$ 867, R$ 912 e R$ 957, chegando a 9,4% em comparação com as faixas atuais.

O Dieese calcula que o reajuste do mínimo nacional será reajustado para 48 milhões de pessoas e provocará a injeção de R$ 28,4 bilhões na economia brasileira. A maior fatia, 21,4 milhões, é formada por beneficiários da Previdência Social, que sofrerá um impacto de R$ 22,8 bilhões. Em seguida vêm os empregados, 14,3 milhões, e os trabalhadores por conta própria, 8 milhões. Desde 2002 o salário mínimo já apresentou um aumento real de 72,35%.

Em 2014, o novo salário mínimo garantirá ao trabalhador poder de compra para adquirir até 2,23 cestas básicas. Não se verifica um valor tão alto desde 1979. Em contrapartida, aumentará a parcela dos trabalhadores tributados com o imposto de renda, haja vista que a tabela do IR será corrigida abaixo da inflação.

Com informações do Dieese e Assembleia Legislativa de Santa Catarina