nov

Número de novos cursos a distância sobe 189% entre 2018 e 2022

O Censo do Ensino Superior divulgado em outubro de 2023 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), nos apresentou o crescimento explosivo da Educação a Distância (EaD) no Brasil. O relatório revelou que o número de ingressos em cursos EaD aumentou substancialmente nos últimos anos, ultrapassando a marca histórica de 3 milhões de novos estudantes em 2022.

Por outro lado, há uma diminuição do número de ingressantes em cursos presenciais, que vem ocorrendo desde 2014. Em 2021, foi registrado o menor número dos últimos 10 anos, com menos de 1,5 milhão de alunos. Em 2022, houve uma retomada, com 1,6 milhão de novos alunos presenciais, mas mesmo assim, o número de ingressos na modalidade EaD é superior ao número de ingressantes presenciais.

Outro dado significativo apresentado pelo estudo do INEP diz respeito ao número total de alunos matriculados na educação superior de graduação em 2022. São quase 10 milhões de alunos matriculados tanto na modalidade presencialmente quanto na modalidade EaD, o que representa um aumento de 5,1%, em relação a 2015.

Os números, no entanto, apresentam uma tendencia preocupante. Enquanto o número de matriculados na modalidade presencial vêm diminuindo ano após ano, uma queda de 6,6 milhões em 2015 para 5,1 milhões em 2022, as matrículas na modalidade EaD aumentaram de cerca de 1,4 milhões para 4,3 milhões no mesmo período. Se essa tendência for mantida, o número de estudantes em cursos à distância deve superar o número de estudantes em cursos presenciais já em 2023.

Com elação ao número de vagas oferecidas nos cursos de graduação, enquanto no presencial a queda foi de 11% de 6,3 milhões para 5,6 milhões de 2018 a 2022, na modalidade EaD o aumento foi de 139% um acréscimo de 10 milhões de novas vagas ofertadas em apenas 4 anos totalizando 17,1 milhões de vagas em 2022.

No caso específico do curso de farmácia, em Instituições privadas, no ano de 2022 foram ofertadas 279.655 vagas na modalidade EaD e 130.093 na modalidade presencial. Uma diferença de 149.562 vagas a mais na modalidade a distância.

A expansão da EaD não se limita apenas ao número de alunos e vagas, mas também ao aumento significativo no número de cursos oferecidos. Em apenas quatro anos, de 2018 a 2022, o número de novos cursos EaD criados no Brasil saltou de 3.177 para 9.186, representando um aumento de 189%.

O progressivo aumento no número de estudantes e de novos cursos EaD tem gerado questionamentos sobre a qualidade da formação e a capacidade do sistema educacional de garantir uma experiência de aprendizado rica e eficaz na modalidade EaD, especialmente nas áreas da saúde.

Entidades preocupadas

Essa tendência ascendente preocupa entidades das categorias da área da saúde, entre as quais a Federação Nacional dos Farmacêuticos – FENAFAR e o Instituto Escola Nacional dos Farmacêuticos – ENFar. Uma das alegações é que a formação de profissionais de saúde requer um componente prático substancial, e a EaD, não contempla o contato presencial na formação desses profissionais.

De acordo com essas entidades o contato presencial é fundamental para a formação de profissionais de saúde qualificados, como é o caso dos farmacêuticos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros. Essas profissões precisam de treinamento prático e vivencial entre profissionais e pacientes.

Diante dos dados apresentados pelo Censo do Ensino Superior de 2023, fica evidente o panorama desafiador que o sistema educacional brasileiro enfrenta, marcado pelo crescimento da Educação a Distância (EaD). Essa tendência ascendente suscita apreensões por parte de entidades representativas sobre como evitar o avanço da modalidade, garantindo qualidade na formação, especialmente em cursos das áreas da saúde.