Organizações debatem descarte de medicamentos em Florianópolis

Anvisa inicia em maio pilotos do procedimento que prevê o retorno de medicamentos vencidos para destinação adequada

Uma reunião em Florianópolis no próximo dia 03 de abril buscará soluções para o descarte de medicamentos. Representantes de Vigilâncias Sanitárias, secretarias de Saúde e Meio Ambiente, conselhos de saúde, atacado, varejo e indústria debaterão com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) as bases de um projeto que prevê o retorno dos medicamentos.

O Brasil é o sétimo mercado mundial em volume de medicamentos vendidos e estima-se que por ano 10 mil a 28 mil toneladas desses produtos, vencidos ou sobras de tratamento, sejam jogados no lixo comum, onde podem provocar contaminações. A Logística Reversa para Medicamento Vencido Domiciliar prevê que o consumidor retorne os resíduos ao seu destino de tratamento. Após, o medicamento descartado deve ser incinerado ou levado ao aterro industrial ou outros métodos. O procedimento é uma alternativa para implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei 12.395/10.

A Anvisa estuda os impactos sociais e a viabilidade técnica e econômica para a implantação deste procedimento no país. A PNRS define a responsabilidade compartilhada entre os entes da cadeia de medicamentos. A partir de maio, serão iniciados pilotos de logística reversa de medicamentos vencidos domiciliares em alguns estados.

Além da adequada destinação dos resíduos de medicamentos, a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) e o Sindicato dos Farmacêuticos (SindFar), organizadores do encontro, defendem medidas para a redução das sobras de medicamentos na casa do consumidor através do uso racional dos medicamentos, como a correta orientação ao usuário e o fracionamento, entre outras.

A reunião e acontece no dia 03 de abril a partir das 14h30min no auditório do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina (Av Mauro Ramos 448 – Centro)

*Atualizada em 28 de março, às 15:44