abr

Organizações farmacêuticas mobilizadas pela jornada de 30 horas

Conselhos, sindicatos e federações que representam os farmacêuticos em todo o país unem-se em mais uma ofensiva pela aprovação do Projeto de Lei Complementar 113/95, que prevê a redução da jornada do farmacêutico para 30 horas sem redução de salário. Todos os profissionais do país estão conclamados a fortalecer esta luta.

Para incentivar e facilitar a ação da categoria em defesa da proposta, a Fenafar elaborou uma carta que pode ser enviada com um clique para todos os senadores. Basta acessar o link – 30 horas eu apóio – preencher seu nome e e-mail e enviar a carta diretamente para a caixa de mensagem dos senadores. “Esta ação rápida e simples pode fazer uma grande diferença para a tomada de decisão dos senadores e garantir uma vitória importante para a valorização do profissional farmacêutico. Sem o apoio e a mobilização dos farmacêuticos de todo o Brasil nossa conquista fica mais distante”, afirma o dirigente da Fenafar, Ronald Ferreira dos Santos.

A Fenafar e sindicatos filiados intensificam a agenda de visitas aos senadores para defender a proposta e preparar uma audiência pública conjunta das Comissões de Assunto Econômico e Assuntos Sociais do Senado Federal para tratar do assunto. Na visita, a Fenafar entregou material com subsídios para a defesa da redução da jornada de trabalho para a categoria, que trará valorização do trabalho para o profissional, com ganho de qualidade para a população. A Fenafar e seus sindicatos foram muito bem recebidos e alguns apoios formais ao projeto já foram manifestados, como o do senador senador Paulo Paim (RS) e José Pimentel (CE).

A redução da jornada também está na pauta de um café da manhã com a presença de Senadores e convidados no dia 18 de abril, em Brasília, para discutir projetos de lei de interesse da categoria. O evento terá a participação de dirigentes do CFF e do CRF/SC.

Mobilização da categoria é fundamental

A luta pela redução da jornada de trabalho no Brasil encontra inúmeros obstáculos. Enquanto em outros países a jornada de trabalho menor já mostrou sua eficácia para elevar a produtividade, para reduzir o desemprego e qualificar o exercício profissional – a partir de um ambiente de trabalho mais adequado, com tempo para qualificação profissional, para o lazer e o cuidado com a saúde do trabalhador – no Brasil os empresários ainda resistem e se apegam a falsa ideia de que redução da jornada é, para eles, redução de lucros.

Por isso, esta discussão não é fácil. São muitos interesses econômicos e políticos contrários a essa luta essencial dos trabalhadores. Daí a importância de se empreender uma ampla mobilização da categoria e da sociedade pela redução da jornada.

Envie o link da solicitação de apoio aos senadores e do abaixo assinado para seus parentes e amigos, não é apenas o farmacêutico que ganha com a redução da jornada, é a sociedade brasileira que terá um serviço de mais qualidade, um atendimento qualificado para orientar o uso racional do medicamento. A Saúde do Brasil precisa de profissionais valorizados para avançar.

Com informações da Fenafar e CFF