fev

Patronais sinalizam início das negociações

A presidente do SindFar, Fernanda Mazzini, enviou e-mail aos representantes dos sindicatos patronais solicitando reunião de negociação para discussão das pautas da categoria farmacêutica. Após receber as propostas elaboradas pelos farmacêuticos em assembleias, os patronais das transportadoras, indústrias, hospitais, laboratórios, distribuidoras e comércio (farmácias e drogarias) discutem a pauta com os empregadores antes de apresentar seu parecer ao SindFar. É a fase das assembleias patronais, que pode se prolongar pelos próximos meses.

O representante do sindicato das Transportadoras informou que as assembleias acontecem até abril, mês que antecede a data-base da maioria dos empregados do setor (1º de maio). Portanto, os farmacêuticos que atuam nestas empresas apenas terão reajuste a partir de maio, como ocorre todos os anos. O SindFar lembra que o reajuste destes profissionais, quando acordado, é repassado retroativo a 1º de março, obedecendo à data-base dos farmacêuticos.

A Federação dos Hospitais de Santa Catarina e o Sindilab também debaterão a pauta dos farmacêuticos em assembleias entre fevereiro e março. No entanto, as organizações colocaram-se à disposição para agendar uma reunião prévia com o SindFar para tratar das reivindicações dos profissionais que atuam nas instituições hospitalares e nos laboratórios.

O comércio varejista respondeu através do representante de Joinville em nome dos proprietários de farmácias e drogarias dos  sindicatos das regiões de Criciuma, Tubarão, Oeste catarinense, Vale do Itajaí e Florianópolis. Segundo o empregador, os patronais devem procurar o SindFar a partir da próxima semana para agendar a reunião com o SindFar. O sindicato patronal do comércio de Itajaí, que negocia separadamente dos demais, reunirá os representantes das empresas da região em 17 de fevereiro e deve manifestar-se até o final de fevereiro.

O SindFar aguarda ainda resposta dos sindicatos patronais que representam as distribuidoras e as indústrias

Acompanhe todos os passos da campanha salarial no Blog da Negociação.