11
out

PEC da maldade: veja como se posicionaram os deputados catarinenses

A aprovação em primeiro turno da Proposta de Emenda Constitucional 241, chamada de PEC da Maldade ou PEC da Morte, teve o apoio da grande maioria dos deputados federais eleitos por Santa Catarina. Onze votaram favoráveis e um não compareceu à votação da medida. A votação em segundo turno está prevista para a próxima segunda-feira, 24 de outubro. Depois disso, a proposição segue para votação no Senado. Assine contra a medida e ajude a pressionar os parlamentares.

A PEC foi criada pelo governo Temer com o pretexto de frear o aumento dos gastos públicos, mas na prática limita os investimentos  nas áreas sociais mais importantes, como saúde e educação, pelos próximos vinte anos. A medida também congela o reajuste do salário mínimo ao limite da inflação. Atualmente, o aumento do mínimo leva em conta também o crescimento do PIB. Ou seja: se a pec for aprovada, não haverá ganho real para os trabalhadores mais pobres.

O governo tem pressa na tramitação para garantir que a medida valha a partir do próximo ano. Temer já anunciou que logo após a PEC 241, vai se concentrar na aprovação das Reformas da Previdência e Trabalhista.

Confira como votaram os parlamentares de SC:

Angela Albino – PCdoB – Não
Carmen Zanotto – PPS – Não
Celso Maldaner – PMDB – Sim
Décio Lima – PT – Não
Edinho Bez – PMDB – Sim
Esperidião Amin – PP – Sim
Geovania de Sá – PSDB – Sim
João Rodrigues – PSD – Sim
Jorge Boeira – PP ausente
Jorginho Mello – PR – Sim
Marco Tebaldi – PSDB – Sim
Mauro Mariani – PMDB – Sim
Pedro Uczai – PT – Não
Rogério Peninha Mendonça – PMDB – Sim
Ronaldo Benedet – PMDB – Sim
Valdir Colatto – PMDB – Sim

*Atualizada em 20 de outubro às 17h37min

Compartilhe a notícia