jul

Pela revisão das tabelas do SUS para procedimentos laboratoriais

O diretor do Sindfar e da Fenafar Ronald Ferreira dos Santos acompanhou audiência da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas com o Ministro Saúde, Alexandre Padilha, no dia 05 de julho, para tratar da tabela de preços do SUS para procedimentos laboratoriais. Alguns itens da tabela atual em até dez anos de defasagem.

O presidente da SBAC, Irineu Grinberg, apresentou estudos sobre a defasagem nos valores pagos pelo SUS e entregou ao ministro uma lista com os 50 procedimentos mais solicitados reivindicando reajuste emergencial para que os procedimentos não sejam comprometidos.

Em abril, a presidenta Dilma Rousseff sancionou lei que autoriza o Ministério da Saúde a atualizar anualmente a lista de medicamentos e procedimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme os participantes da reunião, o ministro Padilha mostrou-se disposto a colaborar com resolução deste entrave e comprometeu-se em buscar solução para o assunto.

Também acompanharam a audiência a deputada federal e farmacêutica Alice Portugal, o Presidente do Conselho Federal de Farmácia – CFF, Jaldo de Souza Santos, a conselheira federal Lenira da Silva Costa e o Tesoureiro do CFF, Edson Taki.