abr

Piso do comércio varejista: acordo só sai com reajuste acima de 8%

Ainda não foi desta vez que houve acordo sobre o piso dos farmacêuticos do comércio nas demais regiões do Estado. Os proprietários das farmácias reafirmaram que não concederão o mesmo piso acordado para a região de Itajaí. Por sua vez, o SindFar também deixou claro que qualquer proposta deve ser maior que o INPC (6,77%) e que o novo piso precisa ter ganho real maior que o do ano passado. “Nos últimos três anos, o máximo que a maioria das regiões concedeu aos farmacêuticos acima da inflação foi 2,87% no ano passado. Neste ano, queremos um avanço mais substancial, seja no salário ou através de algum benefício como vale-alimentação”, explicou a presidente do SindFar, Fernanda Mazzini.

Dois pontos positivos da reunião:

– a adesão à semana espanhola na jornada. A convenção irá prever uma forma de compensação de jornada de trabalho em que o farmacêutico poderá trabalhar 40 horas numa semana e 48 horas na semana seguinte. Assim, quem trabalha todos os sábados meio período (4 horas), por exemplo, poderá trabalhar 8 horas neste dia e folgar no próximo.

– a concessão imediata do percentual do INPC na próxima folha de pagamento. O ganho real adquirido na negociação poderá ser pago em folha complementar ou na folha seguinte.

Os patronais devem consultar a base dos empregadores para definir uma nova proposta. Assim que for anunciada, o SindFar convocará assembleia para avaliar a oferta junto com os colegas. “Todos precisam ficar atentos e comparecer à assembleia para fazer sentir a força da categoria unida pelo avanço salarial”, conclama Nanda.

Além da presidente, cinco diretores compareceram à reunião: a Tesoureira geral Caroline Junkes da Silva, o Diretor de Comunicação Ronald Ferreira dos Santos, a Diretora de Assuntos Jurídicos Fernanda Manzini, a Diretora de Relações Intersindicais Silvana Nair Leite e o Conselheiro Fiscal, Paulo Sergio Teixeira de Araujo. Apesar de convidados, nenhum colega da base dos farmacêuticos compareceu.