abr

Pisos do comércio na reta final da negociação

Mais uma rodada de negociação do piso dos farmacêuticos do comércio nesta terça-feira, 07 de abril, terminou inconclusiva. Os representantes dos patronais Sincofarma Sul, que abrange Criciuma e Tubarão; de Joinville, Blumenau, região Oeste e de Florianópolis ofereceram 8% de reajuste.

A presidente Fernanda Mazzini voltou a argumentar em favor da valorização salarial no setor que concentra o maior número de profissionais, alertando sobre a injustiça que significa o desequilíbrio dos salários entre os profissionais que atuam nas diferentes regiões do Estado. Ela reivindicou a elevação do piso para, pelo menos, R$ 2.900,00. "Precisamos vencer a diferença entre os pisos e garantir avanços na isonomia salarial para todos os farmacêuticos das farmácias e drogarias", justificou.

Os patronais voltaram a reclamar do contexto econômico do país e alegaram ter reduzida margem de manobra financeira para melhorar a proposta salarial.

Ambas as partes devem refletir sobre as propostas. A intenção é que negociação seja concluída ainda em abril.

Região de Itajaí propõe 8%

O SindFar recebeu também a proposta do patronal da região de Itajaí, que ofertou o mesmo percentual de reajuste: 8%. O piso passaria para aproximadamente R$ 3.045,00.

A proposta de reajuste é a mais baixa oferecida pelo patronal regional nos últimos anos. A diretoria do SindFar está avaliando a oferta e deve definir um posicionamento até o final desta semana.