abr

Plenária Estatutária decide pela filiação da Fenafar à CTB

Após um grande debate com a presença de cinco centrais sindicais os delegados à Plenária Estatutária da Fenafar decidiram pela filiação da Federação à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB.

A plenária que aconteceu nos dias 16 e 17 de abril em Florianópolis e fez uma ampla discussão sobre conjuntura nacional, organização sindical, o novo cenário do sindicalismo brasileiro e temas importantes como contribuição sindical, unicidade sindical entre outros.

O debate contou com a presença de Célia Regina Costa, representando a Central Única dos Trabalhadores – CUT, Nivaldo Santana representando a CTB, Canindé Pegado da União Geral dos Trabalhadores – UGT, José Calixto Ramos da Nova Central e a Força Sindical representada por Antonio Silvan.

A votação ocorreu em dois turnos. O primeiro para deliberar sobre a desfiliação da CUT, central a qual a Fenafar era filiada. Dos delegados presentes, 42 votaram pela desfiliação, 18 pela não desfiliação e 1 abstenção.

A segunda votação decidiu qual das centrais deveria representar a Fenafar. Houve 37 votos pela filiação à CTB, 15 votos pela não filiação a nenhuma central, 5 votos pela filiação UGT, 1 voto pela filiação à CGTB, 2 votos pela filiação àForça Sindical e 1 abstenção.

Ao final da plenária a presidente da Fenafar, Célia Chaves e o vice-presidente Rilke Novato reafirmaram que a atuação dos trabalhadores deve ser pautada pela unidade em torno das reivindicações por melhores condições de trabalho e mais direitos, e que esta unidade é construída na base do movimento, na ação do dia-a-dia dos sindicatos. É dessa forma que a Fenafar vai continuar atuando em prol dos farmacêuticos e de um Brasil mais justo e desenvolvido.

A filiação da Fenafar reforça a adesão dos trabalhadores à CTB, que em final de março já se consolidava como a terceira maior central do Brasil, segundo informações do Ministério do Trabalho e Emprego. O SindFar/SC é filiado à Central desde 2008. A presidente, Caroline Junckes, é membro da direção plena da Central.

Com informações da assessoria de comunicação da Fenafar