14
ago

População quer mudar a política com as próprias mãos. Reforma política já!

Diante do evidente desgaste do sistema político, diversas organizações estão se unindo para propor Projetos de Lei de Iniciativa Popular capazes de mudar as regras eleitorais, barrar os privilégios parlamentares, evitar e punir a corrupção. A Fenafar e o SindFar convocam os farmacêuticos a fortalecer a mobilização pelos PLs da Reforma Política e das Eleições Limpas.


As recentes manifestações deixaram evidente que a população exige nova forma de fazer e pensar a política, onde o cidadão seja protagonista. Isso pode acontecer através de uma verdadeira reforma no sistema político, que leve em consideração as propostas do próprio povo. A exemplo do Saúde+10 e do Ficha Limpa, a reforma política vai acontecer no Brasil pelas nossas próprias mãos.

A primeira iniciativa, o PL da Reforma Política, deseja mudar as regras para proposição de projetos e acabar com os privilégios políticos, entre outras metas. A segunda, o PL das Eleições Limpas, procura atacar as causas da corrupção: o atual sistema eleitoral e seu financiamento.

Mas para as propostas saiam do papel e vire Projeto de Lei, com tramitação no Congresso Nacional, são necessárias 1,5 milhão de adesões em cada um dos abaixo-assinados. E além de assinar, é preciso ainda divulgar e mobilizar ao máximo a sua rede de contatos. Todo farmacêutico cidadão, que foi ou não às ruas neste mês de junho para marchar contra a corrupção, o sistema político ou outras bandeiras que derivam destas, tem agora uma possibilidade concreta de ação.

Principais proposições do PL da Reforma Política

– Possibilidade do povo convocar plebiscitos e referendos. Estes instrumentos podem ser usados para que o povo decida, por exemplo, sobre grandes projetos e megaeventos, salários dos políticos, privatizações e mudanças na constituição
– Redução do número de assinaturas necessárias para proposição de Projetos de Lei de Iniciativa Popular
– Reformas no sistema eleitoral que possibilitem que populações subrepresentadas da sociedade, como as mulheres, a população negra e indígena, concorram em nível de igualdade com as demais
– Financiamento público exclusivo das campanhas, com punição para quem aceitar
– Fim dos privilégios parlamentares, como 14º salário e imunidade parlamentar

Acesse aqui a íntegra do Projeto
Imprima o formulário e colete as assinaturas

Principais proposições do PL Eleições Limpas

– Fim do financiamento das campanhas por empresas
– Menos candidatos e mais propostas
– Mais liberdade de expressão na internet
Leia o manifesto do movimento

Baixar formulário de assinatura

 

Compartilhe a notícia