ago

Primavera da Saúde mobilizará por reforço no financiamento da saúde

A Fenafar se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia para entregar a carta em defesa da regulamentação da EC 29 e lançou com os movimentos sociais a “Primavera da Saúde”.

A “Primavera da Saúde” vai aproveitar o processo de debates preparatórios para a Conferência Nacional de Saúde e realizar um grande movimento para que a EC 29 seja regulamentada pelos Deputados ainda no mês de setembro.

Como parte desta luta, a Fenafar esteve presente na quarta-feira (24) em uma manifestação com outras entidades dos movimentos sociais que integram a Frente Parlamentar da Saúde exigindo que a Emenda Constitucional 29 seja regulamentada.

“Percebemos a expansão dos movimentos em defesa do SUS”, afirmou Eli Iola Gurgel de Andrade, da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco). “Enchemos um ônibus e trouxemos para cá trabalhadores, gestores e usuários da saúde”, disse o enfermeiro Welson, vindo de Belo Horizonte, representando o Conselho Municipal de Saúde de BH.

Deu resultado. A manifestação abriu espaço para uma audiência com o presidente da Câmara, deputado Marco Maia. Na reunião, os manifestantes expuseram suas posições e a ansiedade das entidades pela agilização na votação da EC 29. Marco Maia se esquivou e disse que os atos públicos devem ser feitos “no poder Executivo”, afirmando que se só dependesse do Legislativo, a regulamentação da EC 29 estaria na ordem para ser votada.

Na oportunidade, o diretor do SindFar e da Fenafar Ronald Ferreira dos Santos entregou a Marco Maia a carta “Fenafar na luta pela regulamentação da EC 29” em que a Fenafar se posiciona em defesa da regulamentação da EC 29 para garantir o fortalecimento do SUS.

A conversa com o presidente da Câmara não tranquilizou os integrantes da comissão, que agora estão mais estimulados a ir às ruas. O secretário-executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Jurandir Frutuoso, desabafou: “Saio preocupado da reunião. Ele transferiu para os gestores a responsabilidade de convencer o governo de que precisamos de recursos”. Além de Conselhos Municipais e do Conass, estavam presentes a Associação Nacional dos Pós-Graduandos (Anpg), a Federação de Assistentes Sociais (Fenas), o Movimento Popular de Saúde (MOPS), entre outros.

Assista: Ronald Ferreira dos Santos conta como foi a audiência com Marco Maia e já antecipa a Primavera da Saúde: “como todas as conquistas do povo, a solução vai ser com muita luta, nas ruas”

Fonte: Fenafar