fev

Primeira rodada abre as negociações do acordo coletivo da categoria farmacêutica

Uma reunião convocada pela Delegacia Regional do Trabalho e Emprego para discutir a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria farmacêutica abriu oficialmente as negociações salariais nesta quinta-feira, 26 de fevereiro. Além da presidente Fernanda Mazzini e da assessoria jurídica do SindFar, compareceu um advogado da Fecomércio representando os sete sindicatos patronais do comércio do Estado (Florianópolis, Criciúma, Tubarão, Joinville, Oeste Catarinense, Itajaí e Vale do Itajaí) e também o Sindicato do Comércio Atacadista de Drogas e Medicamentos no Estado de SC (distribuidoras).

A presidente Fernanda Fernanda Mazzini reforçou as reivindicações da categoria por valorização salarial. Neste ano, os farmacêuticos em assembleia aprovaram piso salarial escalonado. Para os profissionais que atuam nas distribuidoras, laboratórios, nos hospitais (sem especialização na área), farmácias e drogarias o piso solicitado é de R$ 3.100,00. Os farmacêuticos que atuam nos hospitais e que tem especialização na área, pela pauta, teriam como piso 3.289,00. A categoria também lutará pelo piso de R$ 2.630,00 para os trabalhadores das distribuidoras e R$ 2.500,00 para quem trabalha nas indústrias.

O representante das empresas confirmou que os sindicatos patronais receberam a pauta de reivindicações dos farmacêuticos e que os proprietários das farmácias e drogarias estão em fase de realização de assembleias, oportunidade em que avaliam as reivindicações dos farmacêuticos. No entanto, antecipou que seus representados não autorizam a interposição de dissídio. Uma nova reunião foi agendada para o dia 17 de março, desta vez, na sede do SindFar.

Representantes da FIESC (indústrias) e do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas justificaram ausência. Já o Sindicato dos Laboratórios de Análises Clínicas, Patologia Clínica e Anátomo-Citopatologia (Sindlab) e a Federação dos Hospitais do Estado de Santa Catarina (Fehoesc) não compareceram nem se manifestaram.

Mudança na data-base

A pauta dos farmacêuticos também está requerendo aos patronais a mudança da data-base. Atualmente, as convenções começam a valer a cada dia 1º de março, mas por conta da demora dos patronais em realizar as suas próprias assembleias, a convenção dos farmacêuticos atrasa todo ano. A intenção do SindFar é que a data-base seja alterada para 1º de maio a fim de que o acordo possa ser fechado a tempo e os profissionais não fiquem prejudicados por atrasos no reajuste.

Conheça outras alterações sugeridas pelos farmacêuticos na pauta e leia o documento na íntegra