mar

PROPOSTA DOS PATRONAIS DO COMÉRCIO: Região de Itajaí: 10% – demais regiões: só INPC (5,38%). Isonomia salarial já!

O piso salarial dos farmacêuticos que atuam na região de Itajaí será de R$ 2.819,30, de acordo com a contraproposta do patronal da região à pauta de reivindicações do SindFar. O salário, que atualmente já é mais elevado que o do restante do estado, terá reajuste de 10%, o que significa um ganho real de 4,62% além do INPC (5,38%). A convenção caminha para a finalização, mas a presidente do SindFar, Fernanda Mazzini (Nanda) ainda tenta negociar com o patronal de Itajaí um ganho real também para os colegas que já recebem acima do piso.

O que todo farmacêutico quer saber é: POR QUE OS PATRONAIS DAS OUTRAS REGIÕES NÃO PAGAM O MESMO PISO DE ITAJAÍ? Se farmacêutico é profissional em qualquer parte do estado? Se temos todos a mesma formação? Se no sul do estado as farmácias não tem menos lucro do que no norte?

O SindFar vai exigir dos patronais do comércio a mesma valorização salarial que os colegas vem recebendo na região de Itajaí, mas precisa da pressão em peso da categoria para avançar na negociação. “Os patronais do comércio são muito intransigentes durante as negociações. Precisamos pressionar muito para fazer justiça e conquistar a isonomia salarial”, alerta Nanda.

Como de costume, o SindFar anunciará a data da próxima reunião de negociação no Blog da Negociação. Todos os farmacêuticos são convidados a participar.

Como se estabeleceu a diferença salarial

A última vez que os farmacêuticos do comércio tiveram o mesmo piso em todo o estado foi em 2005. Naquela época, os sindicatos patronais de cada região negociavam a convenção em bloco com o SindFar. A convenção 2005/2006 estabelecia como piso R$ 1.022,00 para os profissionais que atuavam nas farmácias e drogarias em todas as regiões.

A partir de 2008, o Sindicato patronal da região da Grande Florianópolis não aceitou conceder o mesmo reajuste que as demais regionais. Assim, o piso na região da capital era de R$1450,00, enquanto que o restante do estado pagava R$ 1.500,00.

Em 2009, o Sindicato patronal da região de Itajaí passou a negociar em separado dos demais patronais e concedeu, pela primeira vez, um reajuste mais elevado. Confira a evolução do piso dos farmacêuticos do comércio a partir de então:

Acompanhe o Blog da Negociação