abr

Quinta-feira, 04 de abril: dia decisivo para o piso dos farmacêuticos

O SindFar recebe no dia 04 de abril os sindicatos patronais do comércio do restante das regiões do Estado laboratórios e hospitais para mais uma rodada de negociação do piso salarial dos farmacêuticos. É um momento decisivo da campanha salarial, em que a pressão da categoria é mais importante do que nunca. A diretoria do SindFar vai reivindicar o nivelamento do piso ao acordado com o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Itajaí: R$ 2.563,00. Mas para alcançar isso, será preciso muita mobilização.

Mesmo salário para os farmacêuticos do comércio

Todos os anos, o SindFar apresenta em sua pauta, aprovada em assembleia, um único piso para o Estado. Nossa intenção é nivelar o salário da categoria e evitar que haja diferenciação entre as regiões. Entretanto, diferente do SindFar que tem base Estadual, os Sindicatos Patronais tem base Regional. Ou seja: são oito sindicatos patronais que representam as regiões do Estado com quem o SindFar precisa negociar o piso dos farmacêuticos.
Cada sindicato patronal faz assembleias com a sua base (ou seja, proprietários de farmácias e drogarias de cada região) para avaliar a nossa pauta de reivindicações. Alguns patronais fazem parte do sistema Sincofarma e costumam negociar em bloco. Outros, em separado, como é o caso do patronal de Itajaí. Há alguns anos, por não concordar com a resistência dos outros sindicatos em conceder um reajuste melhor para os farmacêuticos, o patronal de Itajaí se retirou do sistema Sincofarma e, consequentemente, das negociações em bloco. Como a sua direção é composta por Farmacêuticos (e não apenas proprietários de farmácia), há maior esforço pela valorização da categoria e a oferta do piso é maior.

Como pressionar os patronais a aceitarem a pauta dos farmacêuticos?

Nenhuma categoria conseguiu valorização sem luta. Os sindicatos patronais precisam estar cientes do descontentamento dos farmacêuticos com o salário. Precisam saber que queremos ser valorizados. Não basta apenas o SindFar dizer isso na mesa de negociações quando apresenta a pauta: é preciso que os patronais saibam que a pauta foi construída pelos farmacêuticos em assembleias expressivas, com participação massiva da categoria. Além de oportunidades para refletir, sugerir e combinar estratégias coletivas, as assembleias são os instrumentos que valem perante a lei. São a instância máxima de deliberação do trabalhador farmacêutico. Mas durante todo o processo negocial, a pauta precisa ser defendida diante dos patronais, dos colegas e da sociedade. É preciso dar visibilidade à nossa luta: responder aos chamados do sindicato para mostrar adesão à campanha, divulgar a pauta, discutí-la e explicá-la aos colegas no local de trabalho. A nossa valorização e o nosso salário aumentam na medida da nossa mobilização.

Como você pode fazer a diferença?

Os patronais costumam dizer que os farmacêuticos parecem contentes com o salário pois não reclamam nem comparecem às assembleias. Precisamos mostrar força e mobilização para provar que exigimos, em peso, valorização ao nível da nossa responsabilidade.

– Faça parte da comissão de negociação e participe juntamente com a diretoria do SindFar das reuniões.
– Após receber a contraproposta, o SindFar convocará assembleia e a participação massiva dos colegas é FUNDAMENTAL.
– Envie foto sua e dos colegas usando o adesivo da campanha salarial. Vamos dar visibilidade à nossa luta.
– Envie e-mails para os sindicatos patronais, especialmente o da sua região (no caso do comércio) a fim de sensibilizar os patrões.

Quer salário justo? Ajude a mostrar que os farmacêuticos merecem mais por que valem mais!

E-mails dos sindicatos patronais

Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Vale do Itajaí – SINCOFARMA – sindilojas@sindilojasblumenau.com.br
Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Extremo Sul Catarinense – SINCOFARESC – sistema@sincofarma.com.br
Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Joinville – SINCOFARMA – gisele@eickadvogados.com