jan

Rede concede aumento equivalente ao piso de Itajaí para seus farmacêuticos em todo o Estado

Atendendo a reivindicação dos seus farmacêuticos e do SindFar/SC, a Rede de farmácias Companhia Latino Americana de Medicamentos (Clamed) passou a aplicar remuneração equivalente ao piso salarial da região de Itajaí para todos os profissionais que atuam na empresa em Santa Catarina. Desde dezembro do ano passado, os colegas passaram a receber, no mínimo, R$ 2.800,00 – apenas R$ 19,30 a menos do que o piso pago pelas farmácias da região que melhor remunera a categoria no Estado. Segundo a empresa, 603 profissionais atuam nas 202 unidades da Rede no Estado.

Ao longo do ano passado, o SindFar solicitou o avanço salarial à empresa. Em novembro, quando firmou acordo com a empresa para estabelecer a jornada de trabalho dos farmacêuticos, a diretoria e a assessoria jurídica do sindicato mediaram diálogo entre os profissionais e a direção da Rede reivindicando a isonomia salarial.

Para a presidente Fernanda Mazzini (Nanda), a luta dos profissionais da Clamed foi fundamental para esta conquista. “Os colegas se mobilizaram e é assim que o sindicato consegue atuar com a força necessária para atingir a valorização que a categoria merece”, afirmou a presidente do SindFar/SC. “É um avanço que devemos comemorar e que precisa servir para nos fortalecer para outras batalhas”, disse o farmacêutico Alexandre Medeiros, farmacêutico da Clamed.

Nanda avalia a concessão do reajuste como demonstração de reconhecimento ao papel dos profissionais. “A empresa foi sensível e mostrou que entende a importância que o farmacêutico tem como funcionário e como profissional. Em contrapartida, terá uma equipe que trabalha mais satisfeita, com melhores condições financeiras para se qualificar e, consequentemente, prestar um serviço cada vez melhor”, comemora. O Sindfar continuará a lutar para que as outras empresas concedam a isonomia aos farmacêuticos. “É injusto que haja diferença de piso dentro de uma mesma rede e dentro de um mesmo Estado. Conclamamos as demais redes a seguirem o exemplo da Clamed “, disse a presidente, lembrando que o sindicato está sempre à disposição para acolher as reivindicações dos colegas e buscar avanços para a categoria.