mar

Representantes dos hospitais e laboratórios sinalizam com INPC

Apenas a reposição da inflação, propuseram os representantes dos sindicatos patronais dos laboratórios e dos hospitais durante reunião de negociação nesta segunda-feira, 4 de março. Para defender os interesses dos patronais, o sindicato dos laboratórios enviou uma comissão de representates de grandes laboratórios. Todos alegam que passam dificuldades financeiras por causa da histórica falta de correção da tabela do SUS para os procedimentos de análises clínicas. A assessoria jurídica que representou a Federação dos Hospitais apresentou o mesmo argumento.

Como o INPC de fevereiro ainda não foi divulgado, não é possível prever o percentual do reajuste proposto (saiba mais sobre o INPC no Blog daCampanha Salarial). A presidente do SindFar, Fernanda Mazzini, observou a mobilização dos patronais dos laboratórios. Nos últimos anos, vem ocorrendo uma contínua retração do reajuste dos bioqúmicos. A Fehoesc não enviou nenhum dirigente, apenas a assessoria jurídica.

O único avanço da reunião, segundo Fernanda Mazzini, foi em relação à condição dos farmacêuticos que atuam em laboratórios dentro dos hospitais. Atualmente, esses colegas não são categorizados na convenção dos farmacêuticos, o que os condiciona ao piso dos demais profissionais que atuam nos hospitais fixado por acordo entre o patronal e o Sindisaúde. A proposta do SindFar é que a convenção dos hospitalares preveja a situação destes profissionais, que passariam a receber o piso dos bioquímicos.

Os representantes de ambos os patronais devem participar da reunião negocial agendada pela Delegacia Regional do Trabalho no dia 12 de março.