Roda de Conversa discutiu Dupla RT

Uma Roda de Conversa transmitia pelo Youtube do Centro Acadêmico de Farmácia da UFSC discutiu a regulamentação da dupla RT proposta pelo CRF-SC e que está em consulta pública no site da autarquia. Participaram do debate o diretor do Sindfar/SC, Ronald Ferreira dos Santos, o professor da UFSC nas áreas de Assistência Farmacêutica e Deontologia, Norberto Rech Bonetti, a professora e coordenadora do Curso de Farmácia da UFSC, Mareni Rocha Farias e o presidente do CRF-SC, Marco Aurélio Koerich.

Acompanhe o debate no Youtube : https://www.youtube.com/watch?v=9tdpsq_bw_k

A proposta, que está em consulta pública pelo CRF SC, (Disponível AQUI) até sexta-feira, 23 de julho e propõe possibilitar e regulamentar o acúmulo de responsabilidade técnica por um farmacêutico para que ele possa atuar como responsável técnico por duas drogarias diferentes, ou por uma farmácia e uma drogaria.

Ronald dos Santos apontou que o debate sobre a dupla RT está relacionado ao processo de precarização das relações de trabalho onde os profissionais farmacêuticos estão inseridos. Do ponto de vista do diretor do Sindfar/SC é preciso observa como a decisão sobre o tema vai impactar na vida dos profissionais e o sindicato não tem dúvida de qual lado vai estar, o lado daqueles que vivem do mundo do trabalho. “Objetivamente, a autorização da dupla RT nesse momento, com a informações que a gente tem disponíveis significa desvalorizar o trabalho do farmacêutico em todos os espaços, seja ele empreendedor ou empregado”, destacou.

O presidente do CRF-SC. Marco Koerich destacou que a proposta é resultado de um debate na Comissão de Farmácia e que os resultados da Consulta Pública serão analisados pelos conselheiros do CRF em decisão no Pleno.

Mareni Farias, destaca que o debate serve para que os farmacêuticos possam entender o contexto em que o tema da dupla RT ressurge nas discussões e quais as eventuais consequências na atuação dos profissionais farmacêuticos.

O professor Norberto Rech alertou para a necessidade de o debate vir acompanhado dos resultados da discussão ocorrida no Grupo de Trabalho do CRF-SC que debateu o tema dentro da Comissão de Farmácia do Conselho. Para ele é preciso que se apresente os prós e contras, os riscos e benefícios da instituição da dupla RT e também as consequências no mercado de trabalho nos estados onde a dupla RT já foi implantada.