ago

Ronald Ferreira dos Santos é eleito novo presidente da Fenafar

O diretor do SindFar/SC Ronald Ferreira dos Santos foi aclamado presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) durante o 7º Congresso da categoria, em Florianópolis. O farmacêutico encabeçou chapa única que recebeu 159 votos na eleição realizada no sábado, último dia do encontro que também formulou a plataforma de ação da nova diretoria para o próximo triênio.

Farmacêutico concursado do Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina, Ronald Ferreira também é Assessor Técnico do CRF-SC e representante dos catarinenses no Conselho Nacional de Saúde. Através da Fenafar, conduz embates importantes para a categoria farmacêutica em nível nacional. É um dos idealizadores da campanha Saúde + 10, que busca mobilizar a população para a criação de um projeto de lei de iniciativa popular para obrigar a união a aplicar 10% do orçamento em saúde. Acompanha passo-a-passo a luta pela jornada de 30 horas para os farmacêuticos e a tramitação do PL Farmácia Estabelecimento de Saúde. Mas acima de tudo, é um entusiasta da luta farmacêutica.

Ronald é formado desde 1993 pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi dirigente de organizações do movimento estudantil secundarista e universitário e integrou a Juventude Viração, movimento estudantil que marcou a década de 80. Foi diretor de comunicação da Fenafar por duas gestões.

Às vésperas do 38º aniversário, a Fenafar deve provocar um “salto de qualidade” nas lutas da categoria, segundo Ronald. “O que eu sempre quis, desde o primeiro congresso da Fenafar, é o que eu vi materializado aqui neste nosso 7º Congresso: uma entidade forte, representativa, com participação do Amazonas ao Rio Grande do Sul, com a política no comando, com respeito de todas as instituições”, avaliou. “Estar à frente da Fenafar é uma tarefa que me deixa bastante honrado pela confiança da categoria”.

Leia entrevista com o novo presidente.

Veja a nominata completa da diretoria