jan

Ronald Ferreira dos Santos recebe Comenda de Mérito Farmacêutico do CFF

A atuação do farmacêutico Ronald Ferreira dos Santos à frente dos mais importantes embates farmacêuticos e da saúde ao longo dos últimos vinte anos em Santa Catarina e no país mereceu reconhecimento do Conselho Federal de Farmácia.  Em 24 de janeiro, o CFF concedeu ao presidente da Fenafar a Comenda de Mérito Farmacêutico, a mais alta honraria oferecida à classe farmacêutica no Brasil.

A trajetória de Ronald começou em Chapecó, no oeste catarinense, cidade onde o farmacêutico ingressou no movimento estudantil secundarista. Durante a graduação em Farmácia, na UFSC, integrou o movimento de reconstrução do Sindicato dos Farmacêuticos de Santa Catarina, ingressando, assim, no movimento sindical. Desde então, sua história profissional se entrelaça com as principais mudanças da profissão farmacêutica e da saúde brasileira das últimas décadas.

Presidiu o Sindicato dos Farmacêuticos de Santa Catarina, onde ainda é dirigente; atuou em Farmácia Comunitária, Farmácia Hospitalar e no Laboratório de Físico-química de Medicamentos do LACEN-SC. Atualmente é farmacêutico concursado do Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina e Assessor Técnico do Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina. Como presidente da Fenafar, representa a categoria farmacêutica e os interesses gerais da população no Conselheiro Nacional de Saúde. Nos últimos dois anos, coordenou o Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública – Saúde+10. Também é membro da Direção Nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB.

“A profissão farmacêutica é minha paixão e a defesa do trabalho farmacêutico guia minhas ações. É um privilégio poder lutar pela categoria e compartilhar estas lutas e possibilidades de realizações com colegas que cultivam os mesmos sonhos”, afirmou. Na foto, Ronald posou ao lado de outras lideranças, como os diretores do CRF/SC Hortência Tierling, Silvana Leite e Paulo Araújo; a conselheira federal suplente por Santa Catarina, Anna Paula Borba Batschauer e a consultora do CFF Daiane Galato.